Esta é a clássica torta de cenoura com canela. No final decorei com groselhas frescas e lâminas de amêndoa que servem também como marcador das fatias.
Ingredientes:
500 gr. de cenoura
400 gr. de açúcar
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
1 laranja
Preparação:
Descasque as cenouras e coza-as com uma pitada de sal. Escorra e passe-as pelo passe-vite ou reduza a puré com a varinha. Junte o açúcar, a raspa e sumo da laranja e os ovos inteiros. Incorpore bem com uma batedeira. Por fim junte a farinha e bata um pouco mais.
Deite este preparado num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal (untado e polvilhado com farinha). Deixe cozer uns 20 minutos em lume médio. Não deve cozer demasiado, é preferível que fique tipo pudim ligeiramente húmida. Teste com um palito.
Deite a torta sobre um pano polvilhado de açúcar. Retire o papel vegetal, polvilhe com uma boa camada de canela e em seguida com a ajuda do pano enrole a torta delicadamente, alisando e dando-lhe a forma com as mãos. Na última volta role-a directamente para a travessa.
Decore a gosto com uns pauzinhos e canela, com rodelas de laranja, cerejas em conserva, etc... Nesta usei groselhas e amêndoa laminada. Esta foi uma torta levada para um lanche no local de trabalho, para distrairmos um pouco deste pesado ambiente de crise e anúncios de aumentos de impostos :( :(. Verdade, verdade é que as minhas colegas já me perguntavam à algum tempo "quando é que trazes aquela tua torta de cenoura?"
Ficou muito elegante esta torta, e a decoração está um mimo, parabéns!
ResponderEliminarAdoro este tipo de tortas, está mesmo como eu gosto e bonita :*
ResponderEliminarMesmo bonita! bjinhos
ResponderEliminar