Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bacalhau à Brás Super Rápido



O bacalhau à Brás penso que toda a gente o sabe fazer, talvez fique a receita mais para os leitores brasileiros, muito apreciadores de bacalhau. Para eles do outro lado ao Atlântico é quase um luxo comer bacalhau. A maioria das receitas indicam para colocar o bacalhau desfiado em crú, eu costumo nesta versão rápida cozê-lo primeiro.


Ingredientes: (para 4 pessoas) 

800 gr de bacalhau
2 cebolas
3 dentes de alho
4 ovos
batata palha (de compra)
azeite
salsa
azeitonas pretas


Preparação:

Coza o bacalhau, escorra e enquanto arrefece comece a picar a cebola finamente em rodelas ou meias luas.
Lasque o bacalhau e com um almofariz desfaça-o um pouco mais.
Leve ao lume a cebola e os alhos junto com uma boa porção de azeite até que fique translúcida.
Junte o bacalhau, envolva para absorver o azeite e adicione a batata palha (uma mão cheia por pessoa).
Envolva bem e em lume brando deixe que a batata comece a ficar mole.
Junte por fim os ovos batidos (mais ou menos um por pessoa) nos quais deitou um pouco de pimenta moída na altura. Envolva várias vezes para não pegar ao fundo do tacho. Logo que os ovos estejam cozidos mas não em demasia, retire e sirva decorado com salsa picada e azeitonas pretas.

Normalmente faço isto em 20 minutos no máximo. O verdadeiro bacalhau à Brás exige batata palha frita na altura. O sentido prático por vezes leva-nos a recorrer as estas soluções facilitadas. Uma dica final: escolha uma batata palha que ao olhar não lhe pareça demasiado gordurosa. É certo que todas elas são um frito, mas algumas marcas vê-se que estão encharcadas em gordura. Evite.


4 comentários:

  1. Este é um daqueles pecadilhos que gosto de cometer pelo menos uma vez por ano... ;-)


    beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel,
    Aqui no Brasil comer um bacalhau bom de verdade é realmente um luxo. Há outras opções mais em conta que se tornam mais viáveis.
    Sua receita é deliciosa.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails