Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sardinhas Folhadas



Sardinhas em massa folhada. Usei frescas mas também pode usar de conserva. Arranjadas e cortadas em filetes que foram marinados em limão, depois cobertas com pasta de azeitona e finalmente seladas em massa folhada. Apetecem-me pratos de forno e este é de peixe!


Ingredientes: (para 4 pessoas)

4 sardinhas grandes
sumo de limão
pasta de azeitona (verde ou preta)
sal
1 base de massa folhada


Preparação:

Arranje as sardinhas, retire-lhes a espinha e corte-as ao meio em dois filetes. Tempere com sal (mas pouco) e sumo de limão. Deixe marinar pelo menos 20 minutos.

Na face interna de cada filete coloque pasta de azeitona (atenção que estas pastas já tem sal). Corte rectângulos de massa folhada e envolva cada filete, selando-o (veja a sequência de fotos a seguir). 

Leva a forno a 200º por aproximadamente 25 a 30 minutos até a massa estar dourada e estaladiça. Sirva com salada a gosto. 







Boa sardinhada, de Inverno!


5 comentários:

  1. Miguel,
    Ficou com uma excelente apresentação, além de bastante original. Parabéns.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Miguel..

    Mais uma vez uma receita original, adorei mesmo!

    beijos da marmita

    ResponderEliminar
  3. Uma maneira, sem dúvida, diferente de utilizar a sardinha, ficaram lindas envoltas na massa folhada, adorei a ideia, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Assim deve ficar uma delícia!

    ResponderEliminar
  5. Unos tesoritos bien ricos ♥

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails