Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 11 de Abril de 2011

Ainda sobre tâmaras, salteado de legumes com mozarella e t...



Hoje estou bastante lentificado e sem energia. Este ano a história dos pólens e alergias atacou-me mais cedo. O corpo está cansado, uma tensão enorme nos músculos do pescoço,... uma pontinha de febre e... os espirros, comichão nos olhos e pingo no nariz só costumam vir lá para meio de Maio quando umas árvores com umas lindas flores amarelas perto de minha casa estiverem na sua pujança máxima.

Nestes dias nem consigo pensar em ir para a cozinha, até o burulho dos tachos e panelas me incomoda. Mas... como temos de nos alimentar lá optei por uma solução rápida.


Ingredientes:

1 embalagem de mistura congelada de legumes variados (400 gr)
6 tiras de delícias do mar
1 queijo mozarella fresco
10 tâmaras sem caroço
azeite
sal


Preparação:

Comece por saltear os legumes e azeite (duas colheres de sopa). Adicione cinco tâmaras cortadas em bocados. Uns minutos antes de terminar coloque as delícias cortadas em bocados grandes.

Não se esqueça de temperar com uma pitada de sal e alguma outra especiaria do seu gosto (no meu caso usei uma mistura de especiarias de Marrocos, semelhante a paprika mas com mais alguns componentes).

Cortei o queijo mozarella em rodelas e dispus sob os legumes. Terminei com o resto das tâmaras.


quarta-feira, 6 de Abril de 2011

Cheesecake de Lima e Oreo



E o que é que se faz numa situação destas? Ao almoço junto com colegas de trabalho, falamos disto e daquilo, da crise, da nossas viagens, de comidas, de fins-de-semana, de trabalho (não devíamos, é hora de almoço!), alguns folheiam revistas... enfim até chegarmos à parte do café já demos volta a meio mundo.

E quando a minha colega M. me diz assim (muito esfuziante), "olha ... olha... esta receita, deve ser óptima... mais logo já te faço uma cópia". Silêncio. Mas o recado foi capturado que é como quem diz: "quando é que nos trazes um docinho assim?"

Como bom rapaz, não poderia deixar de satisfazer um desejo a uma rapariga. Fiz a receita e levei para a sobremesa do almoço de Segunda-Feira.


Ingredientes:

2 pacotes de bolachas Oreo (usei a correspondente marca branca)
2 colheres de sopa de manteiga (usei 3)
2 pacotes de queijo Philadelphia (usei o correspondente de marca branca)
2 pacotes de natas (200 ml x 2)
1 lata de leite condensado
5 folhas de gelatina (usei 7)
sumo e raspa de 5 limas
confetti para decorar (opcional)


Preparação:

Depois de retirar o recheio das bolachas com uma faca, esmague-as com um almofariz até ficarem em migalhas finas. Junte a manteiga derretida e misture bem. Forre o fundo de uma forma com aro, calque bem e leve ao forno 10 minutos a 180º. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto coloque as folhas de gelatina a demolhar num pouco de água. Bata as natas bem firmes. Escorra a gelatina e leve uns segundos ao microondas para derreter. Deixe arrefecer um pouco e junte às natas, bata um pouco mais.

Num outro recipiente bata o leite condensado com o queijo. Junte os dois preparados. Por fim adicione o sumo e a raspa das limas. Deite na forma arrefecida e leve ao frio. Antes de servir decore com algumas raspas de lima (não esqueça de reservar uma colher de chá) e se quiser junte confetti a gosto.

Não tenho a foto da base negra das bolachas. Para não chegar ao local de trabalho com um cheescake despedaçado levei-o na forma. Mas acho que não é difícil de imaginar, nem o aspecto visual nem o sabor.

Fonte: Revista Time Out (23 Fev a 1 Mar 2011), pág. 92. 


segunda-feira, 4 de Abril de 2011

Tarte de Coco e Tâmaras



De volta e com tâmaras.

Após uma paragem não programadas na "Cozinha Sem Tabus", estou a regressar e a tentar retomar o ritmos das receitas. Entretanto de uma viagem a Marrakech no mês passado, de tantas coisas saborosas daquelas paragens, vieram comigo umas tâmaras fenomenais. Entre algumas utilizações deixo-vos hoje a tarte de coco e tâmaras.


Ingredientes:

1 base de massa quebrada
3 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de leite de coco
1,5 chávena de coco ralado
1,5 chávena de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
tâmaras descaroçadas q.b.


Preparação:

Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Junte o leite de coco e continue a bater. Adicione o coco ralado, a farinha e o fermento misturados. Reduza a velocidade da batedeira e misture mais um pouco. Por fim adicione delicadamente as claras em castelo.

Verta sob uma tarteira forrada com massa quebrada. Leve a cozer a forno a 180º por aproximadamente 25 a 30 minutos. A meio da cozedura disponha metades de tâmaras espalhadas pela superfície. Se colocar de início elas poderão desaparecer e ser "engolidas" pela massa.

Espero que gostem.

Logo que retome as rotinas tentarei passar pelos vossos blogues e deixar comentários mas sobretudo ver as coisas boas que se estão a fazer e que não me tenho actualizado.









Related Posts with Thumbnails