Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011

Queques de Limão com Glacé





Nesta época de doces, uma simples sugestão para fugir ao muito típico como as filhós, os bolos-reis e outros que tais...

Queques de Limão com Glacé


Ingredientes:

4 ovos
o peso dos ovos em açúcar
o peso dos ovos em farinha
o peso dos ovos em manteiga
1 colher de sobremesa de fermento em pó
3 limões
5 colheres de açúcar em pó
1 clara de ovo


Preparação:

Prepare formas de papel ou formas metálicas, se optar pelas últimas unte-as com manteiga e polvilhe com margarina.

Bata a manteiga amolecida com o açúcar e a raspa de dois limões até não sentir o granulado do açúcar. Acrescente a farinha e o fermento aos poucos. Acrescente os ovos um a um, batendo sempre e por último o sumo dos dois limões.

Coloque a massa nas formas até meio e deixe cozer 15 minutos a 180º. Se preferir uma calda de limão utilize o sumo do terceiro limão com parte do açúcar restante e uma ou duas colheres de água. Aqueça um pouco até dissolver bem. Verta um pouco sob cada queque ainda quente e previamente picados. Ou em alternativa se preferir um glacé de limão, depois de frios junte o açúcar em pó com o sumo de um limão, mexa bem até obter uma pasta homogénea nem muito grossa nem muito líquida. Distribua por cima dos queques (em frio), decore com bolinhas prateadas e deixe secar à temperatura ambiente. 
Related Posts with Thumbnails