Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Arroz de Tamboril


A versão mais simples para um arroz de tamboril. É certo que fica melhor com mais preceito mas hoje teve de ser feito à la minute, que é como quem diz... em contra-relógio.


Ingredientes: (2 pessoas)

400 gr de cubos de tamboril
1 cebola
½ pimento verde
2 tomates
1 raminho de salsa
1 colher de chá de cebolinho
azeite
sal


Preparação:

Pique a cebola e o pimento e leve a alourar em azeite. Junte os talos da salsa finamente picados. Adicione o tomate pelado e cortado aos bocados e o cebolinho. Tape e deixe cozer até obter uma base de molho de tomate, se necessário junte um pouco de água quente.

Deite uma mão cheia de arroz por cada pessoa e adicione água quente. Tempere de sal. A meio da cozedura junte os cubos de tamboril descongelados e lavados. Apure em lume brando e deixe-o malandrinho.

Antes de servir polvilhe com a rama da salva picada.

Para uma receita com menos pressas colocaria um pouco de paprika, vinho branco, um pouco de sopa de marisco, ... uns camarões. Hoje é simples!
 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fatias Integrais de Figo e Coco





Esta sobremesa não tem sequer uma grama de açúcar e a inspiração veio de umas fatias integrais com coco que comi num sítio de comida macrobiótica há já vários anos. Apenas juntei os figos que estão a acabar, depois de forte abastecimento na última semana. Diria que os vegetarianos e os aversos a açúcar encontrarão aqui um oásis. Nada de ovos, nada de açúcar, apenas imaginação e quatro ingredientes.

 
Ingredientes:

4 fatias de pão de forma integral (sem côdea)
8 figos maduros
3 maças (grammy smith ou reineta)
200 ml de água
200 gr de côco ralado
côco fresco para decorar
1 colher de manteiga


Preparação:

Comece por untar um tabuleiro de ir ao forno com manteiga. Em seguida descasque as maças e corte-as aos pedaços. Coloque a cozer com a água em lume brando por 10 minutos aproximadamente, até estarem bem cozidas mas sem se desfazerem.

Coe o líquido das maças e no próprio coador calque-as para que libertem todo o sumo. Reserve o puré de maça. Deixe arrefecer o líquido obtido.

Em seguida com uma faca de pão com bom corte abra cada fatia de pão-de-forma integral ao meio como se fosse fazer uma sandwich. Molhe rapidamente uma metade no líquido das maças e passe em seguida pelo coco ralado (como se estivesse a fazer um panado). Disponha as quatro fatias no tabuleiro, com o coco virado para baixo. Pele os figos e fati-os. Disponha-os sobre as metades de pão integral. Repita o mesmo com as restantes metades de pão (molhe no líquido da maçã e passe pelo côco ralado). Disponha por cima e feche as sandwich's.

Leve a forno médio por 20 minutos até o coco começar a dourar. Deixe arrefecer e guarde no frio para humedecerem um pouco. No momento de servir, esconda o efeito sandwich colocando  o puré da maçã à volta de cada fatia. Só com a primeira garfada é que virão os comentários de surpresa. Não se esqueça de decorar com um bocadinho de coco fresco ou um quarto de figo.

Todo o açúcar desta sobremesa vem das frutas. Nada de ovos nem gorduras. Deixo para a vossa imaginação como será uma garfada, com os figos  no seu interior. Espero que gostem da proposta de hoje e,... bom apetite!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cenouras Doces, … Cenourinhas








Estas cenourinhas fazem-me lembrar os doces de maçapão do Algarve com aspecto de frutos. O tamanho delas é semelhante à cenoura baby, no entanto nem são de maçapão nem de são as baby. São uma delícia calórica e visualmente muito atractivas para festas.

Ingredientes:

500 gr. de cenoura
150 gr. de açúcar
½ lata de leite condensado
1 pau de canela
Raspa de ½ laranja


Preparação:

Descasque e rale as cenouras. Junte o açúcar e o pau-de-canela e leve ao lume. Mexa de vez em quando com uma colher-de-pau até que toda a calda que se forma desapareça. Adicione depois o leite condensado e a raspa de laranja, envolva e, em lume brando, não deixe de vigiar.

Quando a mistura começar a secar e formar uma bola que desliza ao inclinar o tacho estará no ponto. Retire o pau-de-canela e unte um prato ou travessa com um pouco de óleo. Deite a massa de cenoura e deixe arrefecer completamente.

Para moldar as cenourinhas molhe a ponta de um dedo em óleo e passe pela palma da mão. Pegue num pouco de massa de cenoura, molde uma pequena bola e dê-lhe no final a forma de uma cenoura. Volte a molhar o dedo em óleo entre cada cenoura. Pode-lhe parecer um pouco complicado moldar a massa dado que é pegajosa mas com algum jeito consegue-se.

Role as cenourinhas em açúcar e disponha-as em formas de papel frisado. Para ficarem mais atractivas, use os pecíolos de ameixas, cerejas ou pequenos ramos de salsa com uma a duas folhas. Guarde no frigorífico em caixa bem fechada. Durarão alguns dias.

Esta receita vi no blogue “Pão, Bolos e Cia.”, fiz metade da receita (rendeu 26 cenourinhas). Apenas juntei um pau-de-canela que acho que enriquece o paladar final.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quiche de Frango com Ananás





Tal como nas pizzas gosto de colocar ananás em algumas quiches, a de frango é uma delas. Além de uma boa solução para aproveitar restos é fácil e rápida de preparar.


Ingredientes:

1 base de massa folhada
½ frango assado desfiado
1 lata pequena de milho doce
2 cenouras raladas
4 rodelas de ananás cortadas em tiras
1 pacote de natas (200 ml)
2 ovos
orégãos secos
2 colheres sopa de salsa picada
1 pitada de sal


Preparação:

Forre uma tarteira com a massa e pique o fundo com um garfo. Bata os ovos e adicione as natas. Incorpore bem todo o recheio e deite na tarteira. Com uma colher acomode os ingredientes. Se quiser pode usar as aparas da massa para colocar umas tiras decorativas no topo.

Leve ao forno 20 a 25 minutos em temperatura média. Nos dois últimos minutos ligue a opção grill (se tiver) para tostar um pouco o topo da quiche. Sirva quente ou fria.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pão com Fruta (Figo e Framboesa)



Que tal começar o pequeno-almoço com um bom pão fresco, fruta e um pouco de compota? Em vez das comuns torradas e da gordura que lhes são inerentes, de vez em quando tente outras coisas. A desculpa da falta de tempo não serve para hoje... 45 segundos e está pronto!

Ingredientes:

½ bola de mistura ou integral
1 colher de chá de compota de framboesa
3 framboesas frescas
½ figo fatiado


10 segundos para cortar o pão ao meio, outros 10 para espalhar o doce, 20 segundos para fatiar o figo e dispô-lo sob o pão e finalmente 5 segundos chegam para acomodar 3 framboesas. Agora perca alguns minutos a saborear com uma chávena de leite, sumo ou chá.

Se estes não forem frutos de sua preferência opte por outros, combine com um doce igual a um dos frutos.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Salteado de Legumes com Camarão


Mais uma proposta para uma refeição leve: legumes salteados com camarão.


Ingredientes:

1 cebola roxa
1 cenoura média
1 pimento verde médio
1 cougette
1 beringela pequena
1 tomate
1 batata doce média
250 gr de miolo de camarão
cebolinho
azeite
sal
pimenta


Preparação:

Comece por saltear num pouco de azeite a cenoura às rodelas, a cebola às meias luas e o pimento às tiras. Passados três minutos junte a cougette e a beringela aos quartos de rodela e o miolo de camarão descongelado. Envolva e deixe estufar mais quatro a cinco minutos.

Entretanto coloque a batata-doce no microondas uns  minutos para ficar quase cozida. Descasque-a e faça-a em rodelas ou quartos de rodela.

Quase no final adicione o tomate às fatias grossas e por último a batata-doce. Tempere com sal, pimenta e cebolinho. Deixe apurar um pouco mais. Os legumes não devem ficar demasiado cozidos, prefira deixá-los um pouco al dente.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Doce de Figo




Estou como a formiga: a encher o celeiro para o Outono. Desta vez não resisti ao doce de figo. Finalmente este fim-de-semana tive a oportunidade de ter à disposição os deliciosos figos em quantidade generosa. A minha preferência e ligação a eles já aqui expliquei, vem de família e desde a infância. Se me pedirem para enumerar as três frutas preferidas diria sem dúvida: figo, morango e cereja (sem qualquer ordem de preferência).

Eu próprio no Domingo, com um calor abrasador, fiz um passeio ao campo e colhi os melhores frutos das figueiras que estão a dar nesta altura: os lampos pretos.

Das receitas que vi aqui pela blogosfera, a primeira coisa que me chamou a atenção era aquela cor tipo lama. Deveras pouco convidativa, no entanto sendo estes figos avermelhados por dentro  imaginei que a coisa saísse mais colorida. Penso que ficou mais atractivo e o sabor e resultado final superou as minhas expectativas.


Ingredientes:

1,5 kg de figos descascados
1 kg de açúcar
100 ml de água
1 pau-de-canela
1 tira de casca de limão


Preparação:

Descasque os figos e corte-os ao meio. Prefira-os maduros. Junte o quilograma de açúcar, o pau-de-canela e o decilitro de água. Coza em lume brando mexendo de vez em quando com uma colher-de-pau. Cozi no total uma hora. Aos 50 minutos desliguei o lume e triturei com a varinha. Voltei a colocar a engrossar um pouco mais nos 10 minutos seguintes.

Rendeu 5 potes de compota. Contas feitas cada pote ficou-me a 0,13 € (treze cêntimos)!!! As contas são simples: 1 kg de açúcar que tinha comprado com 50% de desconto ficou em 0,34 mais 0,30 aproximadamente de gasto de gás, o pau-de-canela veio de algures de uma não-utilização num café e os figos e  limão foram gratuitos. Mesmo com a compra de 2 kg de figo a aproximadamente 3,50 €/kg, acaba por compensar. Os bons doces de figo não estão na prateleira do hipermercado, mas em algumas lojas gourmet e a preços pouco convidativos.

O resultado final ficou excelente, sabe mesmo a figo e o sabor a canela e limão é muito discreto. Experimentem, arrisquem, ... já sabem, sem tabus!

Uma curiosidade: o local onde até hoje vi maior concentração de doces e especialmente de figo foi na ilha Francesa - Córsega. Desde o simples, ao que tem nozes, amêndoas, figos verdes tipo cristalizados, etc... A pergunta que era feita no aeroporto a todos os passageiros era "Vous avez quelque confiture dans votre sac?" (Você tem algum doce no saco/mochila?). Como os potes de doce tem mais de 100 ml, não podem ser transportados na bagagem de mão. Achei curioso a pergunta. Mas eu também não fugi à regra: também vinha na minha mala um frasquinho de doce de figo!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arroz de Pato à Moda do Miguel




O meu arroz de pato apenas tem dois ingredientes menos usados: couve lombarda e cenoura. De resto é igual a tantos outros. A couve cortada finamente em juliana, dá um sabor mais suave e desenjoa das gorduras do próprio pato e do chouriço.

Ingredientes:

1 pato
1 raminho de cheiros (louro, salsa,....)
5 grãos de pimenta
1 chouriço vermelho
6 mãos cheias de arroz agulha
1 cenoura
8 folhas de couve lombarda (ou mais ou menos 1/2 couve pequena)
1 cebola
sal
azeite


Preparação:

Limpe o pato (fresco ou descongelado). Coza-o na panela de pressão  com os grãos de pimenta, o raminho de cheiros, o chouriço inteiro e um pouco de sal. Coza por aproximadamente 40 minutos para que fique bem tenro e se desfaça facilmente.

Lasque o pato rejeitando todas as peles gordas. Reserve. Coe a água de cozedura e com uma colher retire a camada de gordura que flutuará. Reserve também.

Pique a cebola e leve a refogar com um pouco de azeite. Junte a cenoura ralada e a couve finamente picada em juliana. Deixe estufar 3 a 4 minutos sem líquido adicionado. Junte o arroz sem ser lavado e mexa mais 2 a 3 minutos. Adicione em seguida o líquido da cozedura da ave. Eu coloco a água a olho, quem não tiver esta intuição, use um pouco mais do dobro do volume da quantidade de arroz.

Deixe o arroz mal cozido e húmido tipo malandrinho. Como irá ao forno acaba por cozer e seca. Incorpore as lascas do pato no arroz e envolva. Deite metade num tabuleiro de ir ao forno. Espalhe metade do chouriço fatiado e coloque o resto do arroz. Alise bem e decore com o resto do chouriço. Leve ao forno a 185º por 15 minutos. Se tiver opção grill, no final toste-o 2 minutos.

No meu gosto pessoal prefiro o pato misturado no arroz em vez de ficar numa única camada no meio do tabuleiro. Omiti o bacon. A couve lombarda com a cenoura (que praticamente não se nota), enriquecem este prato tradicional, na minha opinião ajudam a desenjoar das gorduras.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Doce de Ameixa Branca com Pinhões


Se a ameixa é branca, porque é que o seu doce fica vermelho/alaranjado? Penso que tal se deve à uma cozedura lenta e demorada e/ou por algum processo de oxidação da fruta com o açúcar. À parte dos pormenores técnicos, tinha 2 kg de uma boas ameixas, ou eram comidas rapidamente ou... enchiam cinco potes de compota.

Ingredientes:

2 kg de ameixas (deu 1,4 kg depois de descascadas e descaroçadas)
1 kg de açúcar
sumo de meio limão
3 estrelas de anis
1 colher de sopa de pinhões por pote de compota


Preparação:

Descasque e retire todos os caroços das ameixas. Coloque a fruta e o açúcar numa panela. Junte o sumo do limão e as estrelas de anis.

Deixe cozer lentamente por aproximadamente uma hora. Mexa com uma colher de pau de vez em quando e retire alguma espuma que eventualmente se forme. Desligue o lume quando o líquido que se formou já tiver reduzido o suficiente para o doce ficar com uma consistência própria, normalmente o ponto estrada. Hoje deixei ligeiramente mais líquido já que depois de arrefecer sempre endurece um pouco mais. Juntei os pinhões antes de passar para os potes de vidro.

À semelhança do doce de morango, em que também utilizei as estrelas de anis, penso que neste doce não resulta tão bem. O sabor do anis sobressai. Mesmo sendo um sabor da minha preferência, para mim um doce se provado de olhos fechados deve ser rapidamente identificado. No caso desta compota que ficou óptima, tenho de confessar que se o provasse de olhos fechados iria ter sérias dúvidas em perceber que fruto se tratava.

Se forem fãs de anis usem, mas acho que resulta melhor com os morangos. Se não quiserem arriscar façam o doce sem o anis.

No final a combinação com os pinhões resulta. Este doce vai ser mais devorado à colherada do que barrado em tostas, penso eu de que...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Feijoada de Legumes



Esta feijoada completamente isenta de proteína animal, é uma boa opção para saborear legumes num toque aproximado da nossa tradicional feijoada. Esta, no entanto, dos legumes nem a couve lombarda se juntou ao festim dos restantes.

Ingredientes:

1 lata pequena de feijão cozido (usei negro)
1 lata pequena de milho doce
1 lata média de cogumelos
1 alho francês (pequeno)
1 cenoura
1 tomate
1/2 cebola roxa
6 quiabos
sal, azeite e cominho


Preparação:

Corte a 1/2 cebola e leve a alourar com o alho francês às rodelas, a cenoura às meias-luas grossas e os quiabos cortados. Junte o tomate pelado e em cubos. Adicione um pouco de água quente se necessário.

Vá adicionando milho doce, cogumelos e o óbvio feijão.

Rectifique o sal e tempere com cominhos. Deixe apurar um pouco tapado e está pronto a servir.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Delícia de Chocolate



Chocolate, quem lhe consegue resistir? Testem com esta "Delícia de Chocolate". Difícil vai ser resistir a não se ficar só por uma fatia. Esta sobremesa faz-se em 20 minutos e é perfeita para um imprevisto de última hora. A quem não aconteceu ter de marcar um jantar ou um almoço que não estava programado? E não houve tempo de fazer aquelas doçarias mais demoradas. Acho que todos já passamos por isso. Da próxima vez que lhe ligarem e lhe disserem: "dentro de meia hora estou ai em tua casa", pense para si: "dentro de 20 minutos a sobremesa está pronta!".

Ingredientes:

4 ovos grandes
130 gr. açúcar
100 gr. de manteiga
170 gr. de chocolate negro
35 gr. de farinha


Preparação:

Bata as gemas com o açúcar. Junte a manteiga amolecida, continue a bater. Adicione em seguida o chocolate bem derretito em banho-maria, incorporando-o sem parar a batedeira. Acrescente a farinha e no final com uma colher-de-pau misture as claras em castelo. A massa começa a ficar mais forte porque o chocolate começa a arrefecer, mas as claras irão dar-lhe um consistência mais fofa.

Pré-aqueça o forno a 200º. Barre uma tarteira de louça com manteiga e deite a massa. Coza nos 200º durante 10 minutos exactos. Pode-lhe parecer que o centro não estará totalmente cozido. Não se preocupe, ficará mais apetitoso dessa forma. Se realmente preferir bem cozido, deixe mais três a quatro minutos.

Retire do forno aos 10 minutos. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó. Pode servir de imediato. Eu gosto desta delícia bem fresca, o que me obriga a levar ao frigorífico uns minutos.

Se os seus convidados imprevistos já tiverem tocado à sua campainha, enquanto os entretém com umas entradas e meia dúzia de fofocas, a tarte estará já bem gelada. Agora é só cortar e ouvir aqueles uhmmm... está uma delícia... de chocolate.

Prometo que são 10 minutos a preparar a massa e 10 minutos a cozer, limpeza de utensílios e louça não incluídos. Isto é um pouco de tarte, um pouco de bolo, um pouco de petit gateaux,.... vale a pena experimentar.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ninho de Ervilhas


O objectivo deste ninho era mesmo dar uma apresentação diferente ao arroz e às ervilhas. As ervilhas imitam os ovinhos de um ninho (de arroz) e como qualquer ninho existem bocadinhos de folhas na sua composição. Como complemento usei folhas de canónigos.

Pode servir os ninhos como entrada em pequenas porções, ou se preferir acompanhar uma refeição componha-os de modo a acomodar ao lado, por exemplo, um filete grelhado.

Ingredientes:

3 mãos cheias de arroz
1 colher de chá de pó de açafrão
1 tigela de ervilhas
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
azeite
limão ou vinagre de cidra


Preparação:

Coza o arroz em bastante água e uma pitada de sal, à qual se junta o pó de caril quando levantar fervura. No final da cozedura, adicione água fria, escorra bem num passador e volte a passar uns segundos por água fria corrente.

Coza as ervilhas e já depois de frias adicione as sementes de sésamo, a salsa, o azeite e o limão ou vinagre. Misture bem sem romper as ervilhas.

Monte os ninhos como se ilustra a seguir, usei uma forminha de queque invertida sob uma taça de salada de fruta.


Os legumes são essenciais, porque não comê-los de forma mais divertida? Bom apetite!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Pizza


Não morro de amores pelas pizzas, mas de vem em quando até aprecio, sobretudo se nelas incluir aquilo que mais gosto. As pizzas são como as saladas, preparam-se ao sabor de cada boca.

Ingredientes:

Os essenciais: base de massa para pizza, molho de tomate, queijo mozarela ralado e óregãos secos.
Os recheios: hoje coloquei bacon, ananás, tomate e courgette em finas meias luas, alcaparras e alho francês.


Preparação:

Sob a massa espalhe bem três a quatro colheres de sopa de molho de tomate, coloque 2/3 do queijo mozarela ralado e por cima os ingredientes do recheio. Espalhe óregãos secos e coloque o resto do queijo por cima.

Leve ao forno até que a massa esteja cozida e a pizza dourada. Se quiser tostar um pouco mais use a opção grill do forno.

E as pizzas feitas em casa são significativamente mais económicas. O negócio das pizzas das marcas mais conhecidas eu costumo dizer que cobram escandalosamente caro por apenas um bocado de massa...



segunda-feira, 26 de julho de 2010

Salada de Frutos do Mar com Melão


E sai mais uma salada para a mesa 4!

O que o Verão tem de bom na culinária são estas saladas leves, simples e saborosas.

Misture legumes variados (alfaces, rúcula, acelga, espinafre, etc.) com mexilhões de conserva, delícias do mar, tomates chucha miniatura e cubos de melão pele-de-sapo. Tempere com coentros secos, azeite e sumo de limão ou vinagre balsâmico. Se quiser pode juntar também camarões e croutons.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Creme Frio de Beterraba


No seguimento da receita de ontem "Sopa Fria Cristal de Beterraba", prossigo hoje com a segunda sopa fria de beterraba obtida a partir da mesma origem. Consulte os ingredientes e a confecção da mesma e retome no momento em que foi dividido o líquido da sopa em duas partes.

Com a segunda parte do líquido volte a juntar aos legumes. Triture muito bem com a varinha mágica ou no liquidificador. Deve de obter um creme aveludado e com alguma tendência para o espesso.

Misture um pouco de natas frescas com um pouco de sopa numa taça, para obter uma coloração mais clara tipo rosa. Disponha em círculo um pouco em cada tigela. Decore com uma folha de salsa.

E se num jantar com várias pessoas servir as duas sopas frias? Talvez alguns dos seus convidados gostarão mais de uma sopa consistente, outros atreverão apenas a provar o caldo "cristal". Eu arriscava mesmo sabendo que à partida talvez a maioria iria franzir a sobrancelha a uma sopa fria, eu incluía-me nesse grupo. Agora já não! Bom fim-de-semana a todos e boas receitas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sopa Fria "Cristal" de Beterraba


E foi esta a minha primeira sopa fria! Já aqui tinha mencionado que sopas para mim tem de ser quentinhas. Mas com tanta sugestão, rendi-me a tentar e começar por algo que aprecio - a beterraba. A Net está inundada de receitas de sopa de beterraba, algumas de inspiração Russa. Tirei alguns exemplos e combinei tudo com o meu sentido intuitivo.

Na realidade da mesma sopa fiz duas, um caldo e um creme, este último publico amanhã o resto dos detalhes da receita e respectivas fotos.

Ingredientes:

2 lt de água
3 beterrabas cruas (aproximadamente 500 gr.)
1 cenoura média
1 cebola média
1 folha de louro
1 raminho de salsa
1 caldo culinário (carne ou legumes)
sal
sumo de 1/2 limão
1 clara em castelo


Preparação:

Descasque a cenoura, as beterrabas e a cebola. Use luvas se não quiser pintar as mãos de roxo! Com um ralador passe os legumes ao qual se junta a folha de louro e a salsa. A terceira beterraba corte-ao apenas ao meio e não a rale, coza-a apenas para libertar a cor. Depois aproveite-a por exemplo em saladas.


Coloque a água a ferver, junte os legumes ralados e o caldo culinário. Deixe cozer tapado por 30 minutos. Rectifique o sal a meio da cozedura.

Passe o preparado por um coador de rede fina de modo a aproveitar apenas a água (sem qualquer resíduo de legumes). Dos quase dois litros coados (entretanto evaporou um pouco), divida em duas partes: uma para voltar a colocar com os legumes cozidos e outra para uma nova panela.

A receita de hoje prossegue com o segundo recipiente, só com a metade do líquido. Adicione o sumo do 1/2 limão (também passado pelo coador de rede fina). Volte a coar mais uma vez o líquido num pano ou num filtro de café e coloque ao lume de novo. Junte uma clara batida em castelo. Deixe cozer mais 15 minutos.


A clara irá absorver os corantes naturais mais dispersos. Volte a coar no passador de rede fina apenas para aprisionar a clara e alguns bocadinhos que se terão solto. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico. Sirva decorado com meias luas de limão e no meu caso juntei ainda uma farripas de carne de vitela estufada muito tenra, para completar a veia Russa de inspiração. Chamei-lhe sopa fria "cristal" porque o líquido apesar de bem roxo, sob um prato de sopa branco quase parece translúcido, vê-se o fundo do mesmo se não colocar muita quantidade.

Depois desta aventura à primeira vista algo complicado (apenas parece, não é), o resultado final agradou-me bastante. Bónus extra: tachos e panelas para lavar, lavar, lavar,.... Amanhã vem o creme com a outra metade da sopa. Consultem e vejam que não parece nada ter nascido tudo do mesmo tacho! Até amanhã, 6ª Feira :) :)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tostas com Queijo Fresco, Banana e Compota




Proponho para o lanche de hoje umas tostas com banana, compota e queijo fresco. A cada dentada verão o quão delicioso é a mistura do doce e da fruta equilibrado com o queijo.

Ingredientes:
  • 1 banana bem madura
  • 1 queijo fresco
  • compota a gosto

Preparação:

Corte a banana longitudinalmente e depois em fatias oblíquas de modo a parecer gomos de laranja. Intercale com queijo fresco e coloque sob cada tosta  uma colher de chá de uma compota da sua preferência. Estas quantidades dão para quatro tostas, usei tostas tipo pão sueco.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Queques de Avelã com Nutella




Aconselho estes queques aos fãs de avelãs. Prazer em duplicado: no fruto e na Nutella que também tem avelã além do óbvio chocolate. O destino inicial era para ser uma torta mas,... à última hora mudança de planos. Só houve uma surpresa no final.

Ingredientes: (para 14 queques)

125 gr de açúcar
2 ovos
90 gr de manteiga
200 gr de miolo de avelã triturado
50 gr. de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento para bolos
raspa de limão
100 ml de leite



Preparação:

A embalagem de miolo de avelã (200 gr) já triturada estava na dispensa e com o prazo de validade a aproximar-se do final. A torta estava alinhavada mas no último instante tentei os queques. A avelã é do Lidl a preço bastante acessível. Da próxima vez talvez reduza a manteiga de 90 para 60 a 70 gramas, não é que esteja mal (os queques querem-se "gordurosos") mas menos acho que também não se perdia nada. Vamos à receita.

Bata bem o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte os ovos inteiros um de cada vez. Misture a farinha com o miolo de avelã e a raspa de aproximadamente 1/4 de limão. Incorpore na massa com a batedeira numa velocidade reduzida. Vá adicionado também os 100 ml de leite.

Enquanto a massa repousa um pouco, barre as formas de queque com manteiga e açúcar. Disponha massa até 2/3 das formas. Adicione uma colher de chá de Nutella no centro de cada queque. Com a ajuda de um palito espalhe o creme para os lados.




Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos. No final na opção grill um instante é suficiente para lhes dar uma cor tostada por cima. Como não tinha formas de metal suficientes, usei as de silicone. A surpresa foi que os queques nas formas metálicas ficaram rasos, até ligeiramente abatidos pelo peso da Nutella depois de terem crescido a 100% da forma. Nas formas de silicone cresceram um pouco mais em forma de lomba. Na primeira foto coloquei um exemplar de cada um deles. É só um pormenor porque o importante é que ficaram húmidos muito tenros e deliciosos. Experimentem.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sopa de Salmão com Endro


Uma alternativa às sopas de peixe mais elaboradas.

Ingredientes:

2 postas de salmão
1 lt água
4 batatas
1 tomate pequeno
1 cebola pequena
1 ramo de endro fresco
sal
pimenta


Preparação:

Coza duas postas de salmão em água e sal. Reserve e passe o líquido por um coador. Limpe o tomate de pele e do suco interior e suas sementes. Corte duas batatas em cubos e junte ao tomate e adicione meia cebola. Coza em 1/2 litro de água da cozedura do salmão e 1/2 litro de água quente.

Triture e volte a levar ao lume com as outras duas batatas também em cubos, o salmão em lascas grossas, a outra metade da cebola em rodelas e o endro cortado. Rectifique o sal e junte uma pitada de pimenta moída na altura. Deixe cozer sem que os cubos de batata se desfaçam.

O endro resulta muito bem nos pratos de peixe. Já tinha aqui deixado duas receitas com utilização desta erva:

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Arroz Doce Merengado II (com Compota de Framboesa)


Aproveitando a receita de ontem, Arroz Doce Merengado, em algumas das porções resolvi dar-lhes uma apresentação e mistura de sabores diferente. Juntei um pouco de compota de framboesa.

Tinha visto aqui nos blogues culinários uma receita de um arroz doce que tinha misturado frutos vermelhos, e de uma apresentação de uma receita da Nigella com iogurte e framboesa, combinei as duas e entre o arroz doce coloquei uma colher de chá de doce. Finalizei com o merengue e foi ao forno uns minutos breves.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Arroz Doce Merengado


Após alguns dias de ausência, no regresso a casa apetecem coisas bem Portuguesas. Que tal um arroz doce? Mas este é merengado.

Ingredientes: (para 12 porções)

400 gr de arroz carolino
300 gr açúcar
3 gemas
2 claras
1,3 lt leite meio gordo
2 paus de canela
3 tiras de casca de limão


Preparação:

Coza o arroz em água com uma pitada de sal de modo a que não fique totalmente cozido. Escorra a água que resta no arroz. Entretanto já tinha colocado o leite a aquecer com os paus de canela e a casca de limão. Junte o arroz ao leite quente.

Deixe apurar uns 20 a 25 minutos em lume fraco. Vá mexendo de vez em quando. De preferência use um tacho anti-aderente. Se vir que fica seco junte mais leite quente.

Por fim adicione o açúcar, envolva e junte as três gemas ligeiramente batidas. Envolva com cuidado e deixe cozê-las uns 2 a 3 minutos. Retire de lume. Deve ficar ligeiramente líquido dado que depois ao secar tem tendência a ficar rijo.

Distribua em seguida em porções individuais e polvilhe com canela. Para o merengue bata as duas claras com duas colheres de sobremesa de açúcar. Com um saco de pasteleiro cubra as taças de arroz doce e leve ao forno uns 5 minutos para o cozer. Assim que começar a ficar acastanhado retire. No final polvilhe o merenge com um pouco mais de canela em pó.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bifes de Atum Tandori


A cozinha indiana e seus temperos aplicam-se mais à carne. Exclui-se o delicioso caril de camarão. Como sou da opinião de que à partida tudo pode servir e nada se desperdiça, hoje saíram uns bifes de atum tandori. Nem o molho tandori foi para a carne nem a cebolada para o atum, deste desencontro resultou um almoço de Sábado.


Ingredientes:

Bifes de atum
Sal
Pimenta
Azeite
Alhos
Cominhos
Molho tandori


Preparação:

Tempere no momento os bifes de atum descongelados (ou frescos se conseguir) com um pouco de sal e pimenta moída na altura. Leve ao lume numa frigideira um pouco de azeite no qual junte uns dentes de alho lascados. Cozinhe os bifes em lume médio e tempere (já na frigideira) com cominhos e uma colher de sobremesa de molho tandori. Vire os bifes e repita os temperos.

O tempo no lume deve ser ligeiro senão ficam muito secos. Acompanhei com feijão frade e couves de Bruxelas.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ameijoas em Molho de Tomate


Para não ser sempre à bulhão pato, hoje preparei as ameijoas num molho de tomate e pimentos. Petiscam-se calmamente e o molho desaparece pacientemente das cascas para a boca ou em bocadinhos de pão lá humedecidos.

Ingredientes: (2 pessoas)

1/2 kg de ameijoas
1 pimento amarelo pequeno
1/4 pimento vermelho
2 cebolas médias
3 dentes de alho
2 tomates grandes (maduros)
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de água
azeite
coentros
sumo de 1/2 limão



Preparação:

Esta receita tem algumas semelhanças com a caçarola de mexilhões que publiquei à uns tempos. O que ela tem a mais é o tomate.

Coloque a cebola às rodelas e os pimentos às tiras numa caçarola com azeite. Deixe refogar até ficar translúcida. Junte o tomate pelado e aos cubos. Coza uns 5 a 10 minutos. Junte o meio copo de água e de vinho branco. Adicione as ameijoas bem lavadas e tape. Quando abrirem está pronto. Já fora do lume junte o sumo do meio limão.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bifes Vermelhos. Vermelhos por Fora, Vermelhos por Dentro...


E se o prato de hoje apenas admitisse ingredientes vermelhos? Não é nenhum desafio, mas apenas um desejo. Proponho uns escalopes de vitela recheados com queijo e bagas goji acompanhados de muito, muito vermelho...

Ingredientes: (para duas pessoas)

2 escalopes de vitela
4 fatias de queijo
1 dl de vinho branco
sal
pimenta
para acompanhar: 1 tomate, 1 pimento vermelho assado, 1/2 laranja vermelha e 8 rodelas de beterraba


Preparação:

Comece por demolhar as goji no vinho branco por uns dez minutos, hidratam, ficam mais inchadas e mais vermelhas. Com o vinho borrife os escalopes de ambos os lados. Tempere-os com um pouco de sal e pimenta moída na altura.

Coloque duas fatias de queijo em cada escalope e várias bagas goji. Enrole bem e prenda com palitos.




Frite em manteiga e vá virando de todos os lados para que fique tostadinho. Quem gostar dos bifes menos passados é questão de apressar mais este passo.

Por fim e para inundar de vermelho os seus pratos, decore de forma harmoniosa com tomate às fatias finas, laranja vermelha, pimento vermelho assado e rodelas de beterraba.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pudim de Coco


Para participar no "Three Fat Ladies" - 3º Aniversário envio esta receita bem simples de pudim de coco. Parabéns às elegantes (no fat ladies) Pipoka, Farófia e Mrs Pickles.

Ingredientes:

1 caneca de ovos
1 caneca de leite de coco light
1 caneca de açúcar
1 pacotinho de açúcar baunilhado
4 colheres de sopa de coco ralado
caramelo líquido


Preparação:

Misture bem com uma vara de arames os ovos inteiros, o açúcar e o açúcar baunilhado e a caneca de leite de coco light. Passe a mistura por um coador de rede e por fim adicione as quatro colheres de coco ralado. Volte a misturar com a vara de arames.

Barre um forma de pudim (usei de silicone) com caramelo líquido e deite o preparado. Leve a cozer em banho-maria por 25 a 30 minutos aproximadamente.

Deixe arrefecer e desenforme. O coco ralado fica no topo, depois de virado o pudim fica na base como uma crosta deliciosa. Quase parece um toucinho do céu. Nem esperei que ficasse gelado, provei logo como um bom guloso!
Related Posts with Thumbnails