Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pêras no Forno com Especiarias



Ingredientes:

4 pêras Rocha
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1/2 colher de café de cravinho em pó
1 colher de sopa de erva doce em pó
50 gr. de miolo de noz


Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Misture o açúcar e as especiarias. Descasque as pêras e corte em gomos finos. Passe-os pela mistura de açúcar. Disponha num pirex e distribua por cimas as nozes grosseiramente picadas. Tape com folha de alumínio e leva a cozer 20 minutos na mesma temperatura (180º). Sirva ainda morno e leve o tabuleiro à mesa.

Fonte: folheto de receitas do Pingo Doce.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bolinhos de Coco Especiais - Cinco Ingredientes, Uma Receita





Podia-lhes ter chamado de cookies, talvez...
Podia-lhes ter chamado de choco-cocos, talvez...
Acho que me vou ficar pelos "Bolinhos de Coco, Chocolate e Gengibre".

Foram criados propositadamente para o aniversário do blogue "Cinco Quartos de Laranja". A sua autora - a Laranjinha - desafiou-nos a publicar uma receita com cinco ingredientes apenas. Decidi-me por uma coisa rápida, simples de preparar mas ao mesmo tempo que fosse saborosa e bonita.

Parabéns ao blogue "Cinco Quartos de Laranja", já no seu 5º aniversário. As receitas e a histórias que lá se passam encantam a blogoesfera culinária. Não deixem de passar por lá!

Bolinhos de Coco Especiais (Bolinhos de Coco, Chocolate e Gengibre):


Ingredientes: (só 5 eram permitidos)

200 gr. de coco ralado
75 gr. de chocolate granulado
4 colheres de sopa bem cheias de leite condensado
gengibre fresco (aproximadamente o tamanho de um polegar)
3 quadrados de chocolate branco


Preparação:

Misture o coco e o chocolate granulado. Descasque o gengibre e rale, adicione e mexa bem com 4 colheres de sopa de leite condensado (é praticamente meia lata pequena).

Deite o leite condensado com o gengibre por cima do coco. Com uma colher envolva bem até que todo o coco esteja bem humedecido.

Molde bolinhas com as palmas das mãos e no final achate-as para lhes dar a forma de um cookie. Num tabuleiro forrado com papel vegetal leve os bolinhos a cozer a 180º por aproximadamente 15 minutos. Assim que a base começar a dourar retire de imediato. Não se pretendem demasiado cozidos.

Deixe arrefecer. Entretanto faça um pequeno cone em papel para improvisar um mini saco de pasteleiro. Derreta chocolate branco em banho-maria e desenhe por cima dos bolinhos formas geométricas: riscas, círculos,... Depois do chocolate ter solidificado pode guardar estes bolinhos numa caixa bem fechada.

Espero que a Laranjinha goste. Um beijinho para ela.

Miguel


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Lombos de Pescada ao Caril e Aipo



Volta e meia regresso às receitas de caril. Hoje são uns lombos de pescada em molho de natas e caril. No final aromatizados com a rama do aipo.


Ingredientes:

1 emb. lombos de pescada (4 lombos)
1 limão
sal
pimenta
1 colher de chá bem cheia de pó de caril
150 ml de natas
100 ml de leite
rama de aipo q.b.


Preparação:

Tempere umas horas antes os lombos congelados com sumo de limão, um pouco de pimenta e sal. Deixe-os descongelar assim.

Dissolva bem o caril no leite e junte as natas. Leve ao lume até aquecer. Coloque os lombos e um pouco do líquido da marinada. Coza-os em lume médio,vire-os e quando o molho reduzir e começar a engrossar junte a rama do aipo. Apure mais 3 a 4 minutos. Sirva de imediato com arroz branco solto.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Por um Fio... Doce de Abóbora Gila e Courgette



A gila com os seus fios faz-me lembrar o equilíbrio, como aqueles artistas de circo que passam numa corda apenas com o apoio de uma vara para fazer de contra peso. Aqui na receita o equilíbrio refere-se à nossa capacidade de não abusar de açúcares. Como utilizo a gila em várias preparações de doçaria, decidi experimentar esta mistura de dois doces por si só excelentes.

O meu bolo de alfarroba amêndoa e gila leva uma boa quantidade,... já tenho a dispensa recheada. Pode-se usar numas tarteletes recheadas com este doce ou nuns lacinhos de massa filó. E que tal levar um frasco para o escritório (se for o seu caso), pode fazer os seus lanches a meio da manhã/tarde com umas tostas, até quem sabe um iogurte natural, um pouco de muesli e uma colher de chá deste doce.


Ingredientes:

1,5 kg de abóbora gila (descascada e limpa de sementes)
0,5 kg de courgette descascada
1,5 kg de açúcar


Preparação:

Corte a abóbora gila em fatias, como se estivesse a cortar melão. Retire a casca e todas as sementes que encontrar. Corte depois a fatia em pequenas tiras aproveitando a disposição dos fios da própria abóbora. Descasque as cougettes (aprox. duas grandes) e corte em pequenos bocados . Junte o açúcar e deixe cozer
em lume médio/brando aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Irá formar-se bastante líquido. Coza destapado para ajudar à evaporação. Mexa de vez em quando e tenha o cuidado de na parte final não deixar pegar no fundo o que queimará o doce. Quando atingir a consistência de compota (retire uma colher para um prato, deixe arrefecer um pouco e ao inclinar o prato se não escorrer de imediato é porque já atingiu o ponto). Guarde em frascos bem fechados. 


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Creme de Couve-Flor e Alho Francês



Uma sopa reconfortante ainda para estes dias frios.


Ingredientes:

1 couve-flor média
½ talo de alho francês
3 batatas médias
1 cebola pequena
1 talo de aipo
3 colheres de sopa de azeite
caldo de legumes
sal
pimenta


Preparação:

Passe a cebola pelo azeite em lume médio. Junte os legumes cortados e lavados. Adicione caldo de legumes. Se não tiver junte um caldo culinário na água que adicionar. Deixe cozer.

Triture, deve ficar com a consistência de um creme. Corte o talo do aipo em pequenas tiras, saltei por dois minutos num pouco de azeite. Sirva a sopa e disponha por cima o aipo, umas tiras de alho francês fresco e um pouco de pimenta moída na altura.

E pronto... como se diz às crianças, meninos a sopa está na mesa.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Compota de Cebola Roxa



Depois de ter visto por aqui pelos blogues culinários, experimentei também esta compota de cebola roxa. Uma das autoras recomenda a utilização para servir com queijo, com carne assada, eu talvez vá usar em saladas porque no aspecto e paladar final faz-me lembrar um pouco o creme de balsâmico.

A primeira receita que vi foi no "As Minhas Receitas", depois na "Tangeriana Aderente" e finalmente diz-se que à terceira é de vez, então no "De Cozinha em Cozinha Passando Pela Minha" foi o clique para me levar ao fogão. Utilizei um pouco a combinação de ingredientes dos três, com ligeiras alterações.


Ingredientes:

850 gr. de cebola roxa
4 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
1 raminho de tomilho
1 pau de canela
350 gr. de açúcar
125 ml de vinagre balsâmico
125 ml de vinho tinto


Preparação:

Descasque e corte as cebolas em fatias finas  (meias luas). No azeite leve-as a lume brando junto com o louro, o tomilho e o pau-de-canela. Deixe cozinhar bem até a cebola reduzir e o líquido que se forma evaporar (aproximadamente 20 minutos).

Adicione o açúcar, o vinho e o balsâmico. Envolva bem e deixe caramelizar em lume brando mexendo de vez em quando até reduzir e atingir a consistência de uma compota (mais 30 a 40 minutos). Retire o louro, o raminho de tomilho e o pau-de-canela. Pode guardar assim ou, na minha opção, triturei para obter uma consistência homogénea. Acondicione em frascos que fechem hermeticamente.

A Colher-de-Pau do "As Minhas Receitas" dizia que lhe recomendaram guardar pelo menos um mês antes de consumir. Obtive um frasco médio, um pequeno e a tacinha da foto. O frasco grande ficará para testar se passado um mês o sabor enriquece.

Sabe um pouco a cebola, tem o travo do vinagre balsâmico e ao mesmo tempo é doce! Algo diferente, recomendo que experimentem.  

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Croutons Caseiros



Vi estes croutons sugeridos pelo blog "Canela Moída" e não resisti a experimentar. De facto como disse a "Ameixa Seca" (autora do blogue), não vale a pena gastar mais dinheiro em croutons de supermercado. Estes ficam com os sabores e aromas que quiser, pode-se aproveitar "pão velho" e guardam-se para mais tarde usar.


Ingredientes:

Pão fatiado (usei um pão mais consistente tipo pão de Mafra)
Azeite
3 dentes de alho
4 colheres de azeite
sal / flor de sal
2 colheres de sopa de óregão secos
1 colher de chá de pimentão (paprika)


Preparação:

Cortei o pão em cubinhos do tamanho habitual dos croutons. Esmaguei os dentes de alho no almofariz. Com uma colher misturei azeite, os óregãos e o pimentão e uma pitada de sal. Num recipiente de vidro deitei os cubos de pão na mistura. Envolvi bem várias vezes até o azeite e as ervas serem bem absovidos pelo pão.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal espalhe os croutons. Leve a forno pré-aquecido a 180º. Deixe dourar por 15 a 20 minutos. Teste até que estejam bem estaladiços. Deixe arrefecer e guarde em caixa fechada.

Disponíveis, saborosos e aromáticos para dar aquele toque nas saladas, na sopa e nem que seja só para decorar um prato. As misturas de ervas e especiarias podem ser outras a gosto, não usei manteiga apenas azeite. Experimentem também os croutons da "Canela Moída" aqui.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bifes de Peru com Puré Vermelho




Na cozinha a cor por vezes sobrepõe-se a tudo. As cores fortes apelam aos nossos sentidos e transformam-se em experiência gustativa. Salivamos, imaginamos daí a segundos como será a sensação do ácido, do doce, do amargo, ... é um dos nossos cinco sentidos - o paladar - para o qual a visão também se associa. Como seria comer este prato de olhos vendados?

Bifes de peru grelhados com puré de batata e beterraba.


Ingredientes:

Bifes de peru
Sal
Sumo de limão
5 batatas
1 beterraba
1 colher de sobremesa de manteiga
1,5 a 2 dl de leite
Noz moscada


Preparação:

Coza previamente algumas beterrabas (pode aproveitar e guardar para saladas). Em alternativa use já cozidas e embaladas a vácuo. Descasque as batatas e coza-as em água temperada com sal. Descasque também a beterraba depois de cozida.

No passe-vite junte as batatas escorridas e a beterraba cortada aos cubos. Passe bem na medida mais estreita do aparelho. Num tacho junte a manteiga, o leite e tempere com noz moscada. Mexa alguns minutos sempre sem parar até engrossar. Se necessário rectifique o tempero de sal e a consistência com mais leite.

Grelhe os bifes de peru. Sirva acompanhados do puré e de salada verde a gosto (usei canónigos).


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cookies de Muesli



Adoro bolachas ou biscoitos que demorem a ser comidos, que tem de ser mastigados, saboreados até à última trincadela. Utilizei várias quantidades que li daqui e dali (sobretudo em sítios estrangeiros) e, apesar de terem ficado um pouco doces e talvez um pouco cozidos acima do ponto, estão saborosos na mesma. Hoje ao chegar a casa foi a primeira coisa que fiz: atirar-me a eles antes do jantar.




Ingredientes:

250 gr. de muesli de compra (previamente torrado, faça-o em casa)
50 gr. de açúcar branco
50 gr. de açúcar mascavado
100 gr. de manteiga amolecida
1/2 colher de chá de fermento para bolos
1 ovo
110 gr. de farinha integral
50 gr. de passas
1 colher de sopa de mel


Preparação:

Comece por torrar o muesli num tabuleiro de forno a 180º por 20 minutos. Mexa e envolva a cada 5 minutos. Se no final quiser os cookies com passas estaladiças e moles, torre também as passas da mistura de muesli. Se preferir retire todas as passas da mistura e torre só os cereais. Eu adicionei algumas nozes ao muesli já que não era muito rico em frutos secos. Deixe arrefecer o muesli torrado.

Bata a manteiga amolecida com o açúcar até obter um creme fofo. Junte o ovo inteiro e incorpore bem. Misture o muesli torrado com a farinha e o fermento. Junte à massa e adicione mais 50 gr. de sultanas. Envolva com uma colher-de-pau e por fim espalhe uma colher de sopa de mel. Volte a mexer.

Forre dois tabuleiros com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 180º. Molhe um dedo em óleo e esfregue nas palmas das mãos. Com uma colher retire um porção de massa e tente achatar entre as duas palmas das mãos. Alise e transfira para o tabuleiro. Deixe espaço de 2 cm entre cada cookie. A massa é pegajosa, pode parecer missão impossível fazer bolinhas mas, com um pouco de paciência chega-se lá.

Coza por 10 a 15 minutos. Retire do formo e deixe arrefecer sob uma grelha. Mesmo que ainda lhe pareçam moles, ao secarem ficam mais rijos. Tentei cozer os dois tabuleiros ao mesmo tempo, estiquei o tempo para 20 minutos o que acho que foi um pouco acima do ponto ideal.

Da próxima vou experimentar eliminar metade o açúcar, talvez o mascavado já que o mel é parecido.

Rendeu 16 big cookies. Ainda há 14, alguém me vem ajudar nesta tarefa de os fazer desaparecer?

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Panna Cotta Príncipe



A panna cotta é uma sobremesa praticamente à base de natas, a maioria delas decoradas e complementadas com frutos silvestres e compotas. Esta tem a diferença de ter incorporado o sabor da erva-príncipe.


Ingredientes:

440 ml de natas
150 ml de leite
95 gr. açúcar
20 gr de erva-príncipe
4 folhas de gelatina


Preparação:

Aqueça o leite com as natas sem deixar ferver. Junte o açúcar e a erva-príncipe e deixe ficar em lume muito brando por 20 minutos. Desligue, tape e deixe repousar mais 15 minutos.

Entretanto demolhe as folhas de gelatina em água fria. Retire o excesso de água, volte a aquecer o leite e junte a gelatina até que fique bem dissolvida. Com a ajuda de um passador coe directamente para moldes individuais ou para uma taça grande.  Usei pequenas formas de queque as quais passei com um dedo molhado em óleo.

Leve ao frio pelo menos duas horas antes de servir. Para desenformar descole os bordos com uma faca e mergulhe uns segundos em água quente. Decore por exemplo com phisalys.

O gosto da erva-príncipe (descreveria como um sabor a limão adocicado) fica intenso nas natas. É excelente e super delicioso. Experimentem! Não use erva-príncipe seca, use fresca porque fará toda a diferença. 

Nota: quem não tiver erva-príncipe no seu quintal, o único local que descobri à venda (e nem sempre) é nos hipermercados Continente na zona das ervas aromáticas embaladas.

Já aqui tinha deixado uma receita com esta erva, o caril tailandês de peixe, espreitem aqui.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bacalhau à Chinesa



Não é um prato Chinês, apenas bacalhau com legumes (daquelas misturas congeladas).


Ingredientes:

Legumes q.b. (mistura chinesa congelada)
Bacalhau desfiado demolhado
Tomilho fresco
Azeite
Sal


Preparação:

Junte os legumes e o bacalhau, regue com azeite. Ligue o lume, tempere com tomilho fresco e deixe estufar aproximadamente 10 minutos. Mexa de vez em quando.

Um prato leve, simples, saboroso sem batata, arroz ou massa.


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bolo "Mon Chérie"



Em honra dos bombons com o dito nome fiz um bolo em que a surpresa está lá dentro. O bolo é facilmente adaptável a vários tamanhos/quantidades, tudo depende dos ovos que usar.


Ingredientes:

4 ovos (ou mais se preferir um bolo maior)
o peso dos ovos em açúcar
o peso dos ovos em farinha
metade do peso dos ovos em manteiga
1 colher de chá cheia de fermento para bolos
12 bombons "Mon Chérie" (ou mais se preferir)
1 cálice de vinho Moscatel
3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó


Preparação:

Bata bem as gemas com o açúcar, junte a manteiga amolecida e continue a bater. Adicione o cálice de vinho Moscatel e a farinha aos poucos. Tem tendência a ficar uma massa rija, se o achar em demasia junte um pouco de leite. Por fim adicione as claras em castelo.

Se for mais apressado(a), pode suprimir as claras e no início bater os ovos inteiros com o açúcar. O resultado final é similar.

Numa forma sem buraco, untada e polvilhada com farinha, deite metade da massa. Com um coador espalhe duas colheres de chocolate em pó por cima da massa. Deite com cuidado o resto da massa e alise. Disponha os 12 bombons por cima em dois círculos. Leve a cozer a 180º aproximadamente 40 minutos.

Os bombons irão desaparecer no meio da massa à medida que o bolo coze. Imagine agora a mistura de chocolate derretido com o licor que se libertou, algures estarão as cerejas no meio da massa,...uhmmm... O bolo foi feito no Sábado, no Domingo à noite só restava uma discreta fatia por "respeito", não sei bem a quê ou a quem?

Depois de frio e de desenformado decore com uma colher de chocolate em pó polvilhada através de um coador.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Abóbora no Forno com Tomilho



E quando o arroz, a batata e a massa já nos cansam? Use e abuse dos legumes, faça deles o acompanhamento dos seus pratos. Sugiro abóbora no forno com tomilho e cebolas. Neste prato uso cebolas roxas mas como não as tinha de momento, improvisei com cebola branca.


Ingredientes:

Abóbora
2 cebolas médias (prefira as roxas)
tomilho fresco
sal
azeite

Preparação:

Descasque a abóbora e as cebolas, lave e corte em gomos. Disponha numa tarteira ou num tabuleiro de ir ao forno. Tempere com sal, tomilho e regue com um fio de azeite.

Leve ao forno a 200º durante 30 minutos. Não deixe que fique demasiado cozida e por consequência mole e a desfazer-se. Deve ficar um pouco al dente.

O truque da cebola: como não tinha roxa, reguei a cebola branca com vinagre balsâmico. Ficou assim uns minutos enquanto cortei a abóbora.

Só pela cor já vale a pena! Muito bom.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Paté de Alheira com Pasta de Tomate





Espero convencer os cépticos, aqueles a quem a alheira não convence. Eu mesmo pertenci a esse grupo, para mim alheiras (por força de as ver servidas nos restaurantes) só me faziam lembrar um monte de batatas fritas,  uma alheira atirada lá para cima e um ovo estrelado, tudo com um ar de imensa gordura a escorrer por todos os lados. Confesso que o cenário, quase parecido a uma sessão de lubrificação automóvel, não me convenceu durante muitos anos.

Mais tarde aprendi a cozinhar alheiras e reduzir-lhe a gordura ao mínimo, o que também depende da alheira que escolhemos. Os meus truques: prefiro alheiras de caça, habitualmente com carne de veado, coelho, faisão, e outras... todas carnes brancas. Depois aqueço água bem quente até quase ao ponto de ebulição. Desligo o lume e coloco a alheira completamente mergulhada uns 8 a 10 minutos até absorver bem o calor. A seguir é escorrida e limpa com papel absorvente. Finalmente numa frigideira anti-aderente coloco uma nozinha de manteiga e a alheira, sempre em lume no mínimo dos mínimos. Vire-a de vez em quando até que fique com a pele dourada. E garanto que não rebenta!

Hoje a sugestão é um paté feito com a alheira de caça acompanhado com um pouco de pasta de tomate.


Ingredientes:

1 alheira de caça
1/2 dente de alho fresco
3 colheres de chá de maionese
3 colheres de chá de pasta de tomate (procure na zona gourmet do hipermercado ou junto à pasta de azeitona)
1 folha de alface para decorar
mini tostas q.b.


Preparação:

Prepare a alheira como referi nos parágrafos iniciais. Depois de pronta, abra-a elimine a pele e retire com uma colher todo o seu recheio. Na picadora junte a alheira, o meio dente de alho e a maionese. Pique 15 segundos.

Disponha no recipiente de servir por cima de uma folha de alface. Com uma faca faça umas fissuras laterais que irá preencher com pasta de tomate.

Sirva ainda morno acompanhado de mini tostas. E vença o preconceito contra a alheira!

Como referi escolha uma alheira de caça. Se ao toque forem muito moles é porque tem muito pão e mais gordura, se forem mais rijas é porque tem mais carne e menos gordura. Prefira as últimas.

O paté de atum e de delícias do mar será que tem os dias contados em sua casa?

Bom apetite.




segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Torta de Claras e Amêndoa com Recheio de Ananás e Tamarindo



O agri do ananás e o doce do tamarindo juntaram-se hoje num manto de claras. A amêndoa une-os a todos.


Ingredientes:

8 claras
200 gr. de açúcar
150 gr. de amêndoa triturada
50 gr. de farinha de trigo
4 rodelas de ananás de conserva
1 colher de açúcar
4 tamarindos


Preparação:

Bata as claras um pouco e junte o açúcar. Mantenha a bater pelo menos dez minutos até ficarem bem firmes. Com uma colher-de-pau envolva o miolo da amêndoa (triturada) misturada com a farinha. Pode usar amêndoa com ou sem pele. Eu gosto com pele.

Leve a cozer num tabuleiro grande, rectangular, forrado com papel vegetal e untado com manteiga ou spray. Coza a 180º aproximadamente vinte minutos até estar cozida e começar ligeiramente a dourar.

Para o recheio corte as rodelas de ananás em finas lâminas, junte a parte mole de quatro sementes de tamarindo cortadas ao bocadinhos. Adicione uma colher de açúcar e uma colher da calda do ananás. Leve ao lume numa frigideira até reduzir o líquido (aproximadamente cinco minutos).

Disponha sob a torta e enrole. É uma sugestão para aproveitar claras que podem ser perfeitamente congeladas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tarte de Figo e Alfarroba



Quem já experimentou a farinha da alfarroba sabe que engana uns quantos... a cor não é de chocolate. Mas na verdade esta tarte até tem um pouco de chocolate, mas branco!

Para a base da tarte:

250 gr de figos secos (dê preferência à variedade "pingo mel")
1/2 pacote de bolacha tipo "Maria"
1 mão de amêndoas
2 colheres de manteiga

Corte os figos em quatro depois de extrair a parte dura do "pé". Junte a bolacha e as amêndoas. Triture na picadora. Faça-o em duas vezes, os figos ficam numa pasta grossa. No final junte a manteiga derretida e incorpore com os dedos. Forre o fundo de uma tarteira untada e calque bem para ficar uniforme e da mesma altura.


Para o recheio:

100 gr. de açúcar
3 ovos
75 gr de manteiga sem sal
125 gr de chocolate branco
50 gr de farinha de alfarroba
25 gr de farinha de trigo

Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas. Em banho-maria ligue a manteiga como o chocolate branco. Deixe arrefecer um pouco para não cozer os ovos ao misturar. Bata bem. Por fim junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Bata as claras e finalize incorporando suavemente.

Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º.

A mistura de sabores é excelente e a base de figo é diferente, faz-me lembrar o pão de figo e amêndoas, não sei se conhecem? É como se fosse do tamanho de um bolo de mel da Madeira mas um prensado de figos secos e amêndoas.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Gelado de Amoras



De regresso às rotinas, a sonhar com o Verão que ainda vai longe, entreti-me com o brinquedo novo: a máquina de gelados, oferta de Natal. A receita é uma das que vinha no livro do aparelho.


Ingredientes:

200 gr. de amoras
400 ml de leite
75 gr de açúcar
5 ml de óleo vegetal
10 gr de fécula (agente espessante)
Algumas gotas de essência de baunilha
1/2 colher de chá de sumo de limão


Preparação:

Misture o açúcar com a fécula (usei uma colher e meia de sobremesa). Juntei parte do leite e dissolva bem. Adicione o óleo (uma colher de sobremesa mal cheia), as gotas de baunilha e a meia colher de sumo de limão. Por fim as amoras e o resto do leite. Triture bem com a varinha ou no liquidificador.

Leve o batido à máquina de gelados de acordo com as instruções do aparelho, no meu caso foram 25 minutos.

Fica suave e pronto a comer. Se quiser um pouco mais consistente leve ao congelador mais 15 minutos. Acompanhei com um pouco de chantilly.

Pelo menos nos gelados, Verão é sempre que um homem (ou mulher) quiser.



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Festas Felizes



É tempo de rumar para a união das famílias, muitas vezes longe da nossa residência habitual. Juntam-se os avós, os pais, os filhos, os tios e primos. Os anos passam e com nostalgia vamos recordando ano a ano, dando graças pela saúde que temos.

Mais importante que os presentes materiais são os presentes humanos que nesta quadra mais valorizamos. Deveríamos praticá-los o ano inteiro, com a partilha, a amizade, o carinho e amor aos próximos, aos amigos, aos colegas, aos nossos animais de estimação e o amor ao nosso planeta Terra que tanto merece ser preservado.

Uma nota não menos repetitiva: os que viajarem conduzam com cuidado.

E sem quaisquer tabus, usem e abusem dos doces pelos menos nestes dias! Não se engorda com o que se come entre o Natal e o Ano Novo mas sim com o que se come entre o Ano Novo e o Natal!

Um grande abraço a todos e felizes, felizes festas. Em Janeiro estarei de novo por cá.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Folhadinhos de Marmelada e Amêndoa



Para aproveitar sobras de massa folhada fiz estes folhadinhos que foram consumidos ainda mornos. O recheio é de marmelada e amêndoas. Nada se joga fora, tudo se transforma.


Ingredientes:

Massa folhada q.b.
Marmelada q.b
Amêndoas laminadas ou palitadas q.b.


Preparação:

Estenda a massa com um rolo. Corte rectângulos mais ou menos de 10 cm x 7cm. Coloque em cada um um rectângulo menor de marmelada e salpique com amêndoas laminadas. Dobre a massa de modo a fechar como se estivesse a selar um envelope. Com uma faca faça uns ligeiros cortes em forma de xadrez. Se abrir a massa não há problema, a marmelada fica-se a ver através das fissuras na massa.

Coza a 200º aproximadamente 15 a 20 minutos até que esteja dourada e estaladiça. Retire do forno e consuma ainda morno. Uma ideia muito simples e uma utilização para a marmelada, vejam aqui a receita.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Broas Castelar




Tenho tanta receita para testar, do que vou lendo por aqui nos blogues, que nem duas vidas me chegavam para experimentar tudo o que me agrada. Entretanto vou fazendo uma ou outra receita. Esta é do blogue "Na Cozinha da Mariana" e não resisti a estas broas, tanto mais que estamos em época de Natal onde elas são parte da mesa. Podem-se fazer com antecedência para os dias da quadra festiva.

Segui a receita à risca como indica a Mariana, vejam aqui.  Cozi tudo de uma só vez em dois tabuleiros o que demorou 35 minutos de forno em vez dos 25 indicados. Sugiro que só as comecem a comer um a dois dias depois, o tempo suficiente para ficarem ligeiramente húmidas como as conhecemos. Rendeu-me 55 broas.


Ingredientes:

700 gr de puré de batata doce
200gr de amêndoa ralada
5 + 2 gemas
1 colher de sobremesa de canela
125 gr de farinha de milho
70 gr de farinha de trigo
2 dl de água
500gr de açúcar


Preparação:

Coza a batata doce com pele. Descasque, reduza a puré e pese as 700 gramas. Leve ao lume o açúcar e a água até atingir o ponto de pérola (8 a 10 minutos). Reduza o lume e junte o puré, misture bem. Adicione em seguida a amêndoa misturada com a canela, envolva bem. Por fim junte as farinhas peneirando-as directamente para o tacho.

Com a colher-de-pau ligue bem a massa que começará a ficar mais grossa. Antes de desligar junte rapidamente 5 gemas e envolva. Desligue e deixe arrefecer a massa por completo.

Com duas colheres de sopa (eu usei de sobremesa) molde pequenos bolinhos tal como se estivesse a fazer pasteis de bacalhau. Disponha sob papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno. Pincele com gema de ovo (use duas gemas).

Coza em forno a 180º por tempo aproximado de 25 a 35 minutos até que fiquem douradas. Se quiser tostá-las um pouco mais, ligue o grill um minuto e não deixe de vigiar. Retire do forno, deixe arrefecer e guarde em caixa hermética.

Obrigado Mariana, ficaram uma delícia!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bacon com Molho de Iogurte e Dióspiro



Esta entrada é para o aniversário do blogue da Catariana, o "Vai uma Fatia?". Sempre que possível gosto de participar, alegrando as mesas daqueles que me convidam, mesmo que virtualmente. Assim, espero que gostem. Participem com a Catarina e experimentem também os pratos daqui da "Cozinha Sem Tabus".

Ora vamos lá tratar da Catarina... Tentei algo que tivesse verdadeiramente a ver com ela. E bacon é coisa que me parece que adora de qualquer forma. Iogurtes é coisa que está no pico da sua descoberta e tem-nos presenteado com várias e deliciosas receitas (visitem o "Vai uma Fatia?" e comprovem). E desta brincadeira, meti-me com ela numa mensagen no Facebook em que lhe dizia que isto ainda acabaria em iogurtes de bacon!!! Eu estava a brincar e a Catarina, não me ficou atrás. Até publicou uma foto a aparentar que ia avançar com tal loucura. Enfim,... depois confessou que ainda tinha todos os parafusos no sítio!

Mas a ideia do bacon com iogurte não me saiu da cabeça. Nasce assim esta entrada.


Ingredientes: (por pessoa)

4 tiras de bacon
4 a 6 pontas de espargo verde
1 dióspiro pequeno (usei daqueles rijos)
2 colheres de sobremesa de limão
3/4 de 1 iogurte natural


Preparação:

Retire o courato das tiras e bacon com uma faca afiada. Disponha-as numa travessa de ir ao forno e leve-as a assar por 5 minutos aproximadamente. Usei apenas o grill do forno, virei-as a meio do tempo até que ficassem bem tostadas. Coloquei sob papel absorvente. Duas tiras envolva-as numa espécie de anel, as outras duas deixe-as ao comprido. Logo que arrefecem ficam um pouco estaladiças e ligeiramente rijas.

Coza as pontas de espargo num pouco de água a ferver temperada com sal por aproximadamente 3 minutos.

Com a varinha bata 3/4 de um iogurte natural com metade do dióspiro e duas colheres de sobremesa de limão.

Monte o prato da seguinte forma: enfie a tira de bacon no anel também de bacon, encaixe por dentro os espargos e na base espalhe o molho de iogurte. Decore com algumas fatias de dióspiro. Se quiserem esta entrada quente levem os pratos 20 segundos ao microondas e coloque o molho (frio) depois.

Como diria a Catarina:  vai uma fatia... de bacon? Não se esqueçam, participem também no blogue dela, mesmo com uma receitinha simples.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Caril de Asinhas de Frango com Diospiro



Uma parte barata do frango são as asas. Embora eu não seja grande apreciador delas, gosto quando bem assadas de churrasco ou em caril como no prato de hoje. Uns minutos antes de terminar juntei diospiro fatiado e não o deixei cozer demasiado para não se desfazer completamente. O arroz basmati e ainda um pouco de couve cozida acompanharam-nas.


Ingredientes:

Asas de frango (usei aprox. 700 gr.)
1 cebola
2 dióspiros de roer
2 colheres de sopa de margarina culinária
1 lata de leite de coco pequena (400 ml)
4 colheres de chá de pó de caril
pimenta
sal


Preparação:

Pique bem a cebola e leve a alourar na manteiga. Junte as asas de frango bem lavadas, tempere com sal e pimenta. Tape de deixe cozer  em lume médio aproximadamente 8 minutos. Misture o pó de caril com um pouco de leite de coco e depois com todo o leite. Junte às asinhas e apure mais 10 a 15 minutos em lume brando. Quase no final da cozedura junte dois dióspiros fatiados, não os deixe desfazerem-se por completo.

Sirva com arroz branco solto, por exemplo, basmati e salada ou legumes cozidos. 

Bom apetite.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pêras Folhadas em Chocolate



Antes de vos contar esta receita peço desculpas pelas fotos que não estão no seu melhor. Sem me aperceber fotografei com um valor de ISO completamente no máximo o que fez um efeito tipo granulado ou "chuva". Pelo menos hoje não posso repetir as fotos, as pêras já estão mais que comidas.

A ideia retirei do livro "Chocolate, uma paixão" de Nicoletta Negri, pag. 48, no entanto fiz a minha versão. Em vez de natas usei leite de coco, em vez de avelã usei nozes e não coloquei maçapão.


Ingredientes:

2 pêras Rocha
1 quadrado de massa folhada
sumo de limão
1,5 chávenas de chá de leite de coco
1 chávena de nozes moídas
2 colheres de sopa de açúcar (recomendo que usem 4)
2 colheres de sopa cheias de farinha
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 colher de chá de canela
4 quadradinhos de chocolate negro 70% cacau (são aprox. 70 gr.)


Preparação:

Coloque em banho-Maria o chocolate, quando derreter mexa bem e incorpore o leite de coco. Mantenha em banho-Maria. Junte as nozes, a canela, o açúcar e vá mexendo. Envolva por fim a farinha. Desligue o lume. A massa deve ficar cremosa ligeiramente líquida. Se necessário rectifique com um pouco mais de leite de coco.

Num pequeno recipiente de ir ao forno untado com manteiga ou com spray, coloque as pêras descascadas  (mantenha o pecíolo) e regadas com sumo de limão para não oxidarem. Verta a massa de chocolate sob a fruta com o cuidado de não sujar os pecíolos. Cubra com massa folhada de modo a descair dos bordos do recipiente. Faça duas folhas em massa folhada e coloque no topo das pêras. Pincele com gema de ovo e leve ao forno a 180º aproximadamente 20 a 25 minutos até a massa folhada estar bem douradinha e estaladiça.

Só coloquei duas colheres de açúcar o que me fez parecer pouco doce, por isso da próxima utilizarei quatro colheres. Sirva morno. A massa de chocolate irá ficar tipo bolo nos extremos e tipo petit gateaux no centro junto às pêras. Uma dica final: se quiserem usem um descaroçador (não o fiz nesta receita) e encham o espaço central da pêra também com massa de chocolate e coco. Aproveitem na mesma o pecíolo para decorar.

Mais uma vez desculpem-me a má qualidade das fotos.










quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Quiche de Courgette, Beringela e Atum



Na falta de tempo para outras receitas deixo-vos mais uma ideia de quiche.

Ingredientes:

1 base de massa folhada
2 ovos
1 pacote de natas de 200 ml
1 beringela média
1 courgette média
1/2 pimento vermelho
coentros q.b.
1 lata de atum
sal e pimenta


Preparação:

Saltei num fio de azeite o pimento às tiras, a beringela descascada e a courgette com casca cortadas em rodelas e depois em quartos. Bata os ovos com as natas, junte a lata de atum e por fim os legumes amolecidos. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Junte uma mão cheia de folhas de coentros.

Leve a cozer a 200º cerca de 20 a 25 minutos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bolo de Chocolate




Este é o meu bolo de chocolate preferido, quando pretendo algo que não seja demasiado elaborado, sem coberturas e grandes enfeites. Para lanchar gulosamente umas quantas fatias. Experimentem esta receita, fica um bolo grande, fofo e como se quer, com muito chocolate.


Ingredientes:

6 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha para bolos (com fermento)
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de óleo alimentar
1 chávena de água a ferver
1 colher de sopa de vinagre
2 pacotes de 125 gr. de chocolate em pó (ou chocolate de colocar no leite)
1/2 tablete de chocolate culinária em raspas


Preparação:

 Bata bem as gemas com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada. Misture o óleo e bater. Junte a farinha, o fermento e o chocolate num recipiente, misture-os. Com um passador de rede peneire para o recipiente da massa e vá misturando (com a batedeira). A certa altura a massa começará a ficar demasiado grossa. Nessa altura junte aos poucos a chávena de água a ferver, alternando com o resto da farinha.

Bata esta massa alguns minutos, e junte entretanto a colher de vinagre. Finalize adicionando as claras em castelo e a meia tablete em raspas (use por exemplo o ralador de citrinos).

Leve ao forno a 180º por aproximadamente 45 minutos, até que a massa deixe de pegar no palito. Usei forma de silicone e desenformei só depois de frio.

Poderia ter coberto com uma ganache, com um glacé, com chantilly, decorar com confetti, mas... neste bolo não quero distrair o meu paladar com elementos acessórios. O bolo vale por si só. Experimentem, não se vão arrepender.





BOM FIM-DE-SEMANA a todos!
Related Posts with Thumbnails