Esta receita foi preparada para participar no desafio da Isabel no seu blogue "Receitas da Belinha Gulosa" que está a comemorar o seu terceiro ano de "blogueira" ou "bloguista" (???). Os parabéns.
Como o desafio propunha alguns ingredientes, eu agarrei a "batata" e aqui vai o meu espírito participativo. A Isabel prometeu-nos um livro em PDF com a colectânea das receitas deste desafio. Cá ficamos à espera das maravilhosas sugestões das(os) colegas blogueiros!
Antes de passar à receita, um pouco da história destas batatas. Chamei-lhes batatas Lyonesas porque foram de inspiração na cidade francesa de Lyon. No Verão passado (está agora a fazer um ano em Julho) nas minhas férias fiz uma escala num voo em Lyon. Programei as coisas e aproveitei para ficar na cidade dois dias e meio. Como segunda maior cidade francesa, gostei bastante da sua envolvência entre dois rios, os monumentos, a cidade velha, etc...
Foi exactamente na parte mais antiga e histórica de Lyon - a cidade velha - que se encontra a maior concentração de restaurantes, ruas com algum ar medieval, igrejas e muitos turistas. Os restaurantes proliferam em esplanadas. Fiquei deveras impressionado com a cozinha da cidade, à primeira vista parece muito pesada, com muitos enchidos, pernil, dobrada, feijoadas, muita utilização de carne de porco e tudo parecia ser demasiado gorduroso. Depois com mais calma na mesa dos restaurantes, escolhem-se coisas que acabam por nos surpreender. No meio de um prato aparentemente "pesado", uma boa salada desenjoa. Neste contexto vi e comi umas batatas que iam com muita frequência para as mesas, eram servidas numas travessas individuais de barro e via-se que tinham sido acabadas de tirar do forno. Não perguntei a receita mas deduzi por mim mesmo como eram feitas. Não prometendo que sejam iguais às originais, aqui vai a receita.
Ingredientes:
8 batatas médias
1 embalagem de "base para molho de cogumelos"
1 pacote de natas (200 ml)
Preparação:
Dissolva a base para molho de cogumelos com as natas. Reserve. Pele as batatas e corte em rodelas finas como se fosse fritá-las. Salpique o fundo de um pirex ou uma travessa de barro com um pouco de molho e comece a dispor uma camada de batatas ligeiramente sobrepostas umas sobre as outras. Volte a colocar um pouco de molho e repita esta operação para que fique com pelo menos quatro camadas de batatas. No final com a maior parte do molho regue última camada. Leve ao forno 30 a 45 minutos a 185º.
Se cortar as batatas mais finas e fizer mais camadas ficará mais interessante. No final as batatas devem ficar com um aspecto de bem assadas, quase a desfazerem-se.
Sirva acabado de sair do forno directamente da travessa ou então corte quadrados e disponha nos pratos. Na minha foto decorei com um quadrado de cebolinho e uma folha de coentro. Deixo-vos ainda mais três fotos das fases intermédias da preparação.
E... se um dia passarem por Lyon não deixem de visitar a cidade velha e ir aos restaurantes que ficam junto à entrada do funicular que sobe para a Basílica de Notre Dame de Fourvière, talvez o monumento mais emblemático da cidade num ponto alto donde de tiram umas fotos fantásticas. Aproveitem e visitem a cidade de "Vienne" a 43 Km a sul de Lyon. Parece Viena (da Áustria) mas não é. É em França. Vai-se de comboio (30 minutos) a partir da gare de Perrache. Vienne também está junto a um rio, tem anfiteatros romanos e templos romanos (como o nosso de Évora) dentro da cidade. A Easyjet tem voos baratos para Lyon, desde que compre com muita antecedência ou aproveite as campanhas que fazem três a quatro vezes por ano com 25% de desconto nas tarifas. Lyon não é cidade para se estar uma semana mas pode fazer várias visitas a partir de lá, por exemplo a Vienne ali tão perto, Marselha ao sul, na Suíça Geneve a este. O comboio é um excelente meio de deslocação, rápido, frequente e sem ser muito caro (excepto os TGV).
Então, aceitam ir a Lyon provar as verdadeiras batatas Lyonesas?
Muito bonito, gostei imenso os meus parabens pelo seu blog, fico seguindo com muito gosto!!!
ResponderEliminarBeijinhos, Beth
Alguns familiares meus vivem em França, em Lyon precisamente, esta é uma receita que conheço bem...a minha tia faz muitas vezes Gratin de batata, e de vez em quando a minha mãe faz umas variações de Gratin :P
ResponderEliminarÉ muito bom, eu gosto!
Fantásticas, Miguel! Ficam, sem dúvida, na minha "to do list". Vim visitar o blogue e gostei bastante...espreita o meu também!
ResponderEliminar