Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rolo de Carne Fingido







Para hoje temos um rolo de carne fingido. Esta receita andava no meu dossier à já bastante tempo para ser testada. Foi-me dada num papelinho A5 por um senhor da Figueira da Foz em letra de caligrafia como só antigamente se escrevia. Apenas fiz uma pequena alteração, adicionei um pouco de bechamel.

Ingredientes:

Para a base (como se fosse uma torta):

4 batatas
4 gemas de ovo
4 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de leite
4 claras em castelo
sal

Para o recheio de carne:

1 kg de carne de novilho para jardineira
200 ml de bechamel
1 limão
sal


Preparação:

Pele e coza as batatas cortadas em quartos. Escorra e passe-as pelo passe vite. Incorpore as gemas, o leite, a farinha, tempere com uma pitada de sal e finalmente junte as claras em castelo. Forre uma forma rectangular com papel vegetal e deite a massa tal qual como se estivesse a preparar uma torta. Coza 15 minutos aproximadamente em forno a 185º até que comece a dourar.

Sob uma folha de papel de alumínio deite a torta. Retire o papel vegetal e barre com o recheio de carne. Enrole e com a ajuda do papel de alumínio volte a colocar a torta recheada no tabuleiro. Disponha-a na diagonal para caber. Leve ao forno mais 5 minutos para dourar mais um pouco. Use as pontas do papel de alumínio para puxar e transferir a torta de uma só vez do tabuleiro para a travessa de ir à mesa.

Para o recheio de carne de novilho aconselho que preparem uma carne como se fosse para uma jardineira. Use a panela de pressão para ficar bem tenrinha. No final escorra o molho e pique apenas a carne na picadora 1-2-3. Triture bem até obter um puré. Junte o sumo de um limão e um pacote de bechamel de 200 ml. Ligue bem e ficará com uma pasta de carne mais simpática para barrar a torta. Usem por exemplo esta minha receita de jardineira, substituindo a carne de borrego por novilho e obviamente não coloquem os legumes da jardineira, veja aqui a receita de jardineira.

Sirva fatias deste rolo de carne acompanhadas de salada da época. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que belo aspecto, costumo fazer rolo de carne mas nada assim, fica um aspecto super delecioso, vou ter de experimentar, deve ser uma maravilha mesmo. Já agora lolol, como conseguem colocar as fotos tão grandes heeheh? Eu não consigo!

    ResponderEliminar
  2. Um linda torta, um bonito rolo.
    Vou anotar a receita, será do agrado dos mais pequenos de certeza.

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei e gostei bastante, obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. esta linda a tua torta.
    beijoca

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails