Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bolo de Figo na Caneca





E se lhe apetecer um bolo mas... não quer fazer um daqueles grandes, ... nem se quer penitenciar por ter comido fatias e mais fatias, ... mas apetece-lhe. A solução é simples: faça um bolo na caneca. Cinco minutos e está pronto e quase não suja louça.

Todos nós devemos ter o nosso tempo e espaço pessoais já que a maioria dele é para a família e para o trabalho. No seu tempo pessoal, faça este bolo (ou uma adaptação dele) desfrute sozinho(a) de uns minutos de sossego, longe da algazarra das crianças, sem o marido ou a esposa. Seja um pouco de criança, qual de nós não comeu já doces às escondidas? Saboreie e devore esta caneca, lave-a e logo logo já estarão ai a entrar as crianças e os maridos. 

Bolo de Figo na Caneca:

Ingredientes:

1 ovo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres (rasas) de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de doce de figo
5 colheres (rasas) de farinha de trigo
1 colher de café de farinha de alfarroba
1 colher de café de fermento para bolos
pinhões para decorar


Preparação:

Pode bater o bolo directamente na caneca adicionando os ingredientes um a um. Eu prefiro bater num recipiente pequeno à parte. Estas quantidades dão para duas canecas com capacidade de 300 ml.

Num recipiente pequeno bata o ovo com uma vara de arames. Junte o óleo e misture. Em seguida o açúcar e as duas colheres de doce de figo. Usei este que tinha feito no Verão. Continue a bater. Prossiga com as colheres de leite e por fim junte a farinha misturada com o fermento e a colher de café de farinha de alfarroba. Misture bem. Obterá uma massa um pouco mais líquida que a de um bolo normal.

Utilize mesmo a medida de colheres rasas. Se usar colheres bem cheias de farinha ou açúcar irá ficar com o bolo demasiado duro.

Unte ligeiramente a caneca com um pouco de manteiga ou use o spay da Espiga que facilita imenso esta tarefa. Deite massa em duas canecas até metade da capacidade. Leve cada caneca (em separado) ao microondas por 3 minutos exactos na potência máxima.

Vai crescer até ao bordo da caneca ou mesmo superá-lo. Decore com pinhões e coma-o da caneca ainda morno. Se preferir desenforme. Pode também comer frio.

Discretamente lave a caneca e ninguém lá em casa precisa de saber o que aconteceu! Eu prometo que não vou contar nada!   

5 comentários:

  1. que aspecto bem guloso,,,
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  2. ficou lindo Miguel e ao mesmo tempo com sabor bem diferente,bjokinhas

    ResponderEliminar
  3. As minhas Princesas adoram fazer o bolo da caneca, deixo-as colocarem os ingredientes, mexer e por fim decorar aos seus gostos, é algo rápido e divertido, ainda este domingo depois do jantar enquanto o pai e amigos viam a bola e fui para a cozinha com as crianças fazer...adoraram!!!

    ResponderEliminar
  4. Convenceste-me, tenho mesmo que provar ♥

    ResponderEliminar
  5. olha.. só te digo que adorei a dica do doce de figo.
    e se for com doce de abóbora? hummm... é que a minha mãe acabou de me trazer um frasco cheio dele... eh eh eh

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails