Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sábado, 20 de novembro de 2010

Hoje a Moira Vem Jantar,... e à sobremesa até a Framboesa quis ser Cereja!



Framboesas com Chocolate e Açúcar Caramelizado

Esta é minha sobremesa para o jantar virtual que a Moira do Tertúlia de Sabores nos desafiou a participar no terceiro aniversário deste blogue inspirador. A Moira (Manuela Cruz) é uma simpatia, uma senhora e uma cozinheira maravilhosa. Acho que todos nós nos rendemos aos seus pratos e queremos entrar pelas suas fotos dentro para apanhar o rasto do cheiro a quente daquele bolo, as especiarias daquele cozinhado ou o exotismo das suas experiências culinárias.

As receitas do dia 20 de Novembro todas juntas vão fazer um banquete. Que interessante seria juntar todos os bloguer's participantes. E se eles levassem o seu prato... todos juntos com a Moira a confraternizar a conhecermos-nos uns aos outros e é claro a petiscar as iguarias uns dos outros. Seria fantástico. Deixo o desafio à Manuela para organizar essa festa! 

Vamos à sobremesa.




Quis fazer uma coisa simples mas diferente, visualmente atractiva. A primeira ideia que me veio à cabeça foram cerejas, cerejas, cerejas. Mas já não é época! As cerejas não deixaram de assaltar os meus pensamentos. Nasceram assim umas framboesas que ousaram quer ser cerejas. Até têm caroço (de chocolate) e pecíolo (de açúcar caramelizado). Termina tudo num banho de chantilly.


Ingredientes:

8 colheres de açúcar
1/2 colher de água
1/4 de uma barra de chocolate negro 70% cacau
12 framboesas
chantilly q.b.


Preparação:

Prepare um caramelo colocando o açúcar e a meia colher de água ao lume numa frigideira anti-aderente. Deixe chegar à consistência de caramelo líquido com uma cor de mel acentuada. Desligue o lume para não deixar o caramelo queimar. Numa bancada coloque uma folha de papel vegetal bem assente, se necessário estique-a prendendo-a com fita cola nas pontas.

Com uma colher de sopa despeje caramelo em fio sob o papel vegetal a uma altura de 5 cm. Tente fazer um fio aproximadamente com 20 cm de comprimento. A grossura do fio não deverá ter mais que 1 a 2 mm de espessura e solidifica de imediato. Faça vários fios até apanhar o jeito, direitos e uniformes. Aproveite e faça também uma grelha caramelizada para decorar por cima do chantilly. Despeje a colher de caramelo em movimentos circulares uma altura mínima de 15 cm, depois cruze o caramelo até ter uma espécie de grelha. Os fios e a grelha, depois de frios, desprendem-se bem do papel vegetal. Reserve.

Improvise um mini-saco de pasteleiro com uma folha de papel. Faça um cone, prenda com fita-cola e corte a ponta para formar um pequeno orifício. Derreta o chocolate em banho-maria, verta no cone duas colheres de sopa e pacientemente encha as cavidades das framboesas, com o cuidado de não as sujar de chocolate.

Antes que o chocolate solidifique, espete os fios de açúcar caramelizado que quebrou previamente com cerca de 5 a 6 cm de comprimento cada um.

Leve ao lume umas quantas framboesas com duas colheres de açúcar por uns minutos. Esmague-as e passe o líquido obtido por um coador fino. Improvise outro mini-cone de pasteleiro e decore o prato com uns salpicos de doce de framboesa.

E pronto, acho que consegui inverter aquele ditado popular que diz "mais vale sê-lo do que parecê-lo".


Espero que a Moira goste desta sobremesa e um feliz aniversário ao Tertúlia de Sabores.

Para a Moira um grande abraço e um beijinho, sem tabus!

Miguel, 20-Nov-2010


14 comentários:

  1. pois eu tb tenho saudades das cerejas, as tuas framboesas ficaram lindas.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Bem... Eu acabei de me fazer convidada na casa da Gasparzinha... Vai lá também - eu levo o prato, ela tem o pão, e tu a sobremesa, lolol

    ResponderEliminar
  3. eu publiquei uma receita de bacalhau, acho que a tua sobremesa vai finalizar em beleza a refeição.
    ficou com uma apresentação 5 estrelas, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Que coisa bonita, com um visual fantástico!!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Miguel,
    A simplicidade e o requinte numa sobremesa que faz as minhas delícias pois uma das minhas combinações preferidas é exactamente chocolate com framboesas.
    Obrigada por teres participado na festa tertuliana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Que linda forma de presentear o Tertúlia...uma obra de arte! Amo framboesas...

    ResponderEliminar
  7. Olá Miguel,

    Fiquei sem palavras. Espectacular!

    Beijo da Carla

    ResponderEliminar
  8. Less is more, sem duvida. Simples e requintada, uma sobremesa digna do jantar de festa da Moira.
    Parabens

    ResponderEliminar
  9. Que sobremesa linda!!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Bem Miguel, estou maravilhada! :)
    Muitos parabéns por tanto requinte, bom gosto e excelente composição!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Que visual fantástico! De mestre!

    ResponderEliminar
  12. miguel mas que maravilha.
    a sobremesa e simples e tao bela de se ver
    ate da medo de tocar de tao bonita que ficou
    bela participaçao
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  13. Miguel,
    Ficou soberba essa sobremesa. Parabéns.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails