Uma mistura menos convencional para um bolo convencional... Lúcia-lima fresca e azeite perfumam este bolo. Esta erva muito utilizada nos chás/infusões também é conhecida como Erva-Luísa ou Limonete, pelo seu aroma parecido ao limão mas mais suave. Tal como a camomila tem propriedades calmantes e em chá a lúcia-lima é muito agradável. Na minha opinião é "prima" da erva príncipe que já aqui mostrei, não em chá, mas num caril tailandês de peixe.
Ingredientes:
10 a 15 folhas de lúcia-lima fresca
1 colher de sopa de mel
4 ovos
2 chávenas de açúcar
2 1/2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de infusão de lúcia-lima
1/2 chávena de azeite
Preparação:
Comece por preparar uma infusão com as folhas frescas de lúcia-lima. Deixe ferver lentamente por alguns minutos e deixe repousar com as folhas lá dentro até ficar morno. Após desligar o lume junte uma colher de sopa de mel. Prepare a quantidade que lhe dê para uma chávena de infusão.
Bata bem as gemas com o açúcar, junte a meia chávena de azeite e a chávena de infusão de lúcia-lima (usei a chávena mal cheia). Adicione a farinha peneirada e por fim as claras em castelo.
Barre uma forma de buraco no meio com manteiga e cubra com açúcar em vez de farinha. Assim o bolo ficará com uma crosta crocante. Coza o bolo a 180º por 40 minutos aproximadamente. Teste com um palito.
Quando o provar sentirá de imediato o aroma a azeite mas, nota-se também que há mais qualquer coisa que enriquece o perfume deste bolo convencional. Para os nossos lanches a meio da manhã ou ao de fim da tarde.
Ficou com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarTenho carradas de lucia-lima no jardim, tenho que experimentar, lindo bolo :)
ResponderEliminarEsse bolo deve ser tão bom!! bjinhos
ResponderEliminarEu não conheço Lúcia lima. Conheço laranja Lima
ResponderEliminar