Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Frango no Forno com Jaca


Quis experimentar o fruto jaca, algo que me parece proveniente da Ásia. Vi na secção de frutas enlatadas e comprei uma lata. Na forma parecem pequenos pimentos, de cor amarelo forte. A textura é um pouco carnuda, quase a parecer plástico (mas não é desagradável). O sabor parece-me uma nêspera misturada com manga.

Ingredientes:

1 frango inteiro limpo e com pele
6 a 8 dentes de alho
Sal
Margarina culinária
2 copos de vinho branco
1 lata de jaca em conserva

Preparação:

De véspera faça uma mistura na picadora com os alhos descascados, o sal e a margarina. Triture bem. Barre todo o frango com essa mistura. Cubra com papel de celofane e reserve no frigorífico.
No dia seguinte leve assar em forno médio (180º) com os dois copos de vinho.
Verifique o assado, vá regando com o molho e se necessário adicione água quente caso fique muito seco.
Quando o frango estiver com a pele tostada e estaladiça estará pronto. Sugiro que vire o frango para que toste uniformemente.

Adicionei a jaca por cima do frango e no seu interior a meio da cozedura.

Sirva com salada variada a gosto. No caso da foto, alface roxa, pepino, milho doce e coentros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails