Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cação à Andaluzia



Nos pratos do sul de Espanha já se sente alguma influência de Norte de África. O exemplo deste cação tem um travo ácido e com um toque de especiarias, numa acomodação à cozinha Espanhola. Tentei reproduzir este prato e saiu-me muito parecido.


Ingredientes:

500 gr de cação em cubos
5 colheres de vinagre de sidra
1 colher de sumo de limão
sal
cominhos moídos q.b.
1 ovo
2 colheres de farinha de trigo
óleo para fritar
2 pimentos de Padrón para decorar


Preparação:

Corte os cação em cubos. Tempere e envolva bem com sal, vinagre de sidra, sumo de limão e os cominhos (não exagere senão fica demasiado forte, mas não deixe de os colocar). Deixe nessa marinada pelo menos uma hora.

Vinte minutos antes de iniciar a fritura prepare o polme batendo o ovo com a farinha e uns pingos de água para controlar a consistência. Deixe repousar vinte minutos no frigorífico.

Aqueça o óleo e frite os cubos de cação escorridos e passados pelo polme. Decore com dois pimentos de Padrón grandes ou sirva acompanhado de uma dose desses pimentos (veja aqui como os preparo).

E assim se regressa da última semana de férias de Verão, ainda na nostalgia da (re)adaptação às rotinas do dia-a-dia e do regresso à jornada laboral.

Ainda fui a banhos até à ilha de Tavira (que adoro) e um saltinho a Cadiz e Granada que não conhecia.












4 comentários:

  1. Miguel, cheguei agora de férias e pelos visto passámos pelos mesmos lados.
    Fiquei em caños de meca, perto de Cádiz, que visitei e tb me deslumbrou!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Miguel que belas férias, essa zona onde andaste é linda, e o prato que nos trazes também deve ser delicioso,
    Ãdorei ver as fotos, trazem belas recordações de umas férias que por lá andei
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Viva a Ilha de Tavira! Passei lá férias este ano e que bom que estava o tempo e a água! As outras terras que referiste não conheço, mas fiquei com vontade de visitar!
    bjs
    amelie

    ResponderEliminar
  4. nao conheço a ilha de tavira nem granada este ano nao tive hipotese de ir a sul o que e uma pena pela praia e pelo sol
    caçao nunca provei mas esta com muito bom aspecto
    beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails