Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sardinhas Assadas no Forno


As sardinhas também podem ir ao forno, porque não? O intenso cheiro de uma sardinhada é anulado nesta preparação. A receita vi no blogue da Cristina, o "Ovo Estrelado". Não utilizei os tomates cherry porque no momento da compra estavam a € 2,49 uma caixinha das mais pequenas. Habitualmente custa cerca de € 1,25. Achei um abuso pagar tomates miniatura a peso de ouro! Como não houve tempo de ir a outro supermercado, acabei por usar tomate normal.

Também não usei as azeitonas nem o tomilho/oregãos sugeridos pela Cristina. Em suma fiz o mais simples possível, apenas quis aproveitar a parte do ir ao forno.


Ingredientes:

8 sardinhas
1 dente de alho picado
1 tomate maduro pelado
azeite
sal


Preparação:

Temperei as sardinhas com sal  e o alho picado. Foram dispostas num tabuleiro de ir ao forno com algumas rodelas de tomate intercaladas. Reguei com o azeite e o sumo de limão.

Foi ao forno 15 minutos. Acompanhei com batata cozida com pele e salada de rúcula com pimento vermelho assado.

6 comentários:

  1. Uma maneira bem diferente de comer as ditas cujas ;O),bjs

    ResponderEliminar
  2. Sempre que vejo sardinhas assadas no forno dá-me vontade de ir a correr comprar uma dúzia delas para o fazer, mas já estou a ver lá em casa a resistência dos adeptos incondicionais da brasa...LOL, mas para quem não tenha como fazer a brasa em casa é uma excelente forma de as cozinhar.
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Ficam deliciosas, e quando não podemos assa-las na brasa é uma óptima alternativa.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei assadas. Para ser sincera, só sardinhas enlatadas. Mas deve ser uma delícia.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá Miguel :) As suas estão de bela cara, mas olhe que as ervas e as azeitonas fazem muita diferença, dê-lhes nova oportunidade ;)

    ResponderEliminar
  6. Deve ficar muito bom assim!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails