Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bolinhos de Amêndoa com Sultanas





Apenas amêndoa e açúcar fazem destes bolinhos uma espécie de almendrados, uns biscoitos ou umas bolachinhas. Se não os deixar cozer demasiado ficam húmidos no interior o que lhes confere uma agradável textura.


Ingredientes:

250 gr de amêndoa com pele
150 gr de açúcar
2 ovos
3 colheres de sopa de sultanas brancas


Preparação:

Triture a amêndoa e misture-a com o açúcar. Adicione os ovos. Incorpore com uma colher até estar bem ligado. Junte as sultanas e envolva para que fiquem bem distribuídas pela massa.

No tabuleiro do forno coloque uma folha de papel vegetal. Com um colher de sopa retire uma porção de massa e faça uma pequena bola. Mesmo que não fique perfeita não faz mal. Quando começar a cozer a massa irá espalmar e adquire a forma de uma bolacha.

Deixe espaço suficiente entre cada bolinho para não se tocarem. Rende aproximadamente 14 biscoitos. Leve a cozer a 180º durante 8 minutos na parte mais alta do forno (a 3/4 de altura), depois coloque o tabuleiro a 1/3 de altura e ligue só o grill (se tiver), deixe mais 2 minutos sempre a vigiar para que não passem de dourados a queimados! Retire o tabuleiro do forno e só depois de frios descole-os do papel vegetal 

Viram aqui na Cozinha Sem Tabus e pediram-me para fazer o chá aromatizado com açúcar baunilhado. Achei que tinha de ter algo para acompanhar o chá. Sairam estas delícias.

8 comentários:

  1. Miguel,
    Estão lindas essas bolachinhas e certamente deliciosas e com uma mais valia que procuro há algum tempo neste tipo de docinhos. sem manteiga.
    Uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabens Miguel, esxelentes bolachinhas, devem ser uma delicia, obrigado pela partilha, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bonitas de aspecto, imagino o sabor...a testar sem dúvida nenhuma.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Miguel,
    Estão com um aspecto divinal,
    essas bolachas. O sabor deve ter
    ficado simplesmente uma maravilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto!! A fazer muito em breve!

    ResponderEliminar
  6. Esses bolinhos teem tudo o que eu gosto, já anotei a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. e se acompanham bem o cha. e o cafe tambem.
    apeteciam agorta umas para este cafe que esta a minha frente para ver se me ajuda aquecer
    esta um gelo la fora.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails