Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pão-Bolo (Integral) com Orégãos



Também poderia chamar a este pão um pão-bolo já que levou claras em castelo. Por fora lembra-me o bolo do caco da Madeira, por dentro não tem nada a ver. Sou apreciador da farinha integral e uns orégãos secos à mistura pareceu-me uma opção saborosa.


Ingredientes:

150 gr de farinha de trigo integral
50 gr de farinha de milho
170 ml de leite meio gordo
2 claras de ovo
2,5 colheres de chá de fermento para bolos
1 colher de chá de orégãos secos
1 pitada de sal


Preparação:

Este pão foi cozido numa forma de 18 cm de diâmetro, corresponde a aproximadamente a um palmo. É ideal para um lanche a três ou a quatro e servido ainda morno. Cortado ao meio e barrado com um pouco de manteiga fica excelente. Frio é agradável na mesma, a massa fica fofa.

Misture bem as duas farinhas, o fermento, o sal e os orégãos. Incorpore o leite aos poucos e misture com a batedeira em velocidade média/baixa. Bata duas claras em castelo e adicione com cuidado.

Unte uma forma de bolos pequena (ideal 18 cm), usei o spray da Espiga. Polvilhe com farinha, coloque a massa e leve ao forno a 180º por 25 minutos aproximadamente. Se quiser dourar um pouco no topo, se tiver, use a opção grill do forno. 
 



4 comentários:

  1. Original, mas bastante intresante a receita, gostei amigo, parabens
    Beijinhos, Beth

    ResponderEliminar
  2. Gostei disso. Vou guardar a receita.

    ResponderEliminar
  3. AMEI ESTE BOLO, ADORO COISAS INTEGRAIS LOGO ESTE PÃO -BOLO ESTA AO MEU GOSTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. este bolo pao esta com uma texteura optima
    venha o pao que manteiga ja ca ha.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails