Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Creme de Couve-Flor e Espargos Verdes



Para hoje uma chávena de um creme espesso de couve-flor e espargos verdes. Como não sou nem pelo 8 nem pelo 80, o creme de couve-flor ou o creme de espargos em vez de separados juntaram-se desta vez.

Ingredientes:

1 cebola pequena
azeite
1 cabeça de couve-flor média
6 espargos verdes
1 litro de caldo de legumes
sal
amêndoa sem pele triturada (opcional) e amêndoa laminada


Preparação:

Pique a cebola e saltei num pouco de azeite. Antes que passe a um refogado junte os espargos cortados em bocados 2 cm. Deixe ficar mais um pouco. Adicione a couve-flor cortada em raminhos e deite um litro de caldo de legumes. Se não tiver use metade de um cubinho de caldo culinário.

Deixe cozer. No final triture muito bem. Deve ficar com a consistência de um creme espesso. Se se distraiu com a quantidade de água use a seguinte técnica para engrossar o creme: misture amêndoa sem pele finamente picada (tipo farinha). Volte a triturar o creme um pouco mais para emulsionar com a amêndoa.

No final decore com umas lâminas de amêndoa ligeiramente tostadas no forno ou numa frigideira anti-aderente. Aprecio este toque crocante na sopa. Apesar de já não usar há algum tempo, este post da Moira fez-me ir vasculhar a dispensa à procura de amêndoas laminadas que felizmente não tinham desaparecido por completo no último bolo.

Bom fim-de-semana e bons cozinhados a todos (aos que preparam e aos que só comem... esses últimos ajudem pelo menos a lavar a loiça!).

2 comentários:

  1. Um creme delicioso e com um aspecto bem elegante ♥

    ResponderEliminar
  2. eu como e tambem fiz papinha este fim de semana:-)
    por isso escapei a louça
    e nao ha nada melhor para fechar o fim de semana do que comer uma opinha
    gostei
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails