Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Marmelo com Laços de Courgette


Decidi dar um ar mais chique ao marmelo, envolvi-o numas ripas de courgette, aromas de canela uma calda quase geleia e por fim um toque de crocante com umas amêndoas tostadas. Parece algo elaborado mas na realidade faz-se com facilidade.


Ingredientes: (para 4 pessoas)

3 marmelos
2+2+3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 pau de canela
2 colheres de sopa de margarina sem sal
8 tiras de courgette
amêndoas laminadas para decoração


Preparação:

Use marmelos uniformes e redondos, com o mínimo de danos na pele. O marmelo costuma ser muito picado por alguns insectos, deixando marcas até 1 cm de profundidade. Descasque-os e corte-os em pequenos cubos. Leve a cozer só com a água necessária para os cobrir. Junte o pau de canela e duas colheres de açúcar amarelo. Coza por aproximadamente 8 a 10 minutos em lume médio. Devem ficar bem cozidos mas os cubos inteiros. Num passador coe e reserve o líquido do marmelo.

Com o descascador de cenouras corte uma courtette (com casca) ao comprido. Faça oito tiras finas. Numa frigideira aqueça duas colheres de sopa de manteiga sem sal (mal cheias) com duas colheres de sopas de açúcar amarelo bem cheias. Quando a manteiga e o açúcar estiverem bem ligados, reduza o lume e coloque as tiras de cougette. Agite a frigideira ligeiramente e basta cerca de trinta a quarenta segundos. Vire as tiras com cuidado e repita os mesmo procedimento. Retire de imediato e reserve.

Para montar a sobremesa utilize um aro metálico (se não tiver recorra a um pequeno copo). Encha de marmelo cozido. Acomode bem sem esmagar. Desenforme. Cubra com as tiras de courgette em cruz.

Por fim prepare um molho com três colheres de açúcar amarelo e três colheres do líquido de cozedura do marmelo. Se quiser mais molho duplique as quantidades. Deixe apurar em lume brando uns minutos até engrossar um pouco. Deite por cima das tiras de cougette e deixe escorrer. Finalize com amêndoa laminada que preveamente foi ao forno uns minutos só para dourar um pouco. Parti as amêndoas porque me pareciam desproporcionadas em relação ao tamanho do conjunto.

Sirva com o molho ainda morno. Pode preparar a sobremesa com antecedência e deixar este passo para o momento de servir. Bastam quatro minutos para engrossar uma pequena quantidade de líquido com açúcar.

Bom apetite!




3 comentários:

  1. Hmmm que boa junção :) Adoro a imagem!

    beijos

    ResponderEliminar
  2. Uma apresentação fantástica!!!
    E muito mais prático do que imaginei
    obrigada pela sugestão
    um beijo

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails