Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eternos Brownies



Eternos brownies de chocolate... com nozes e cerejas.


Ingredientes: (16 brownies)

100 gr. de chocolate negro
3 ovos inteiros
1/4 de chávena de cacau magro em pó
125 gr. de manteiga sem sal
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de farinha de trigo integral
1/2 chávena de nozes picadas
1/4 chávena de cerejas em conserva
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó para bolos


Preparação:

Bata ligeiramente os ovos e reserve. Em banho-maria, com um recipiente de vidro em cima de uma panela com água a ferver, derreta a manteiga com o chocolate partido aos cubos e a 1/2 chávena de açúcar amarelo. Ligue bem até ficar homogéneo.

Retire do lume e em seguida junte o aroma de baunilha, a farinha (misturada com o cacau magro) e os ovos batidos. Mexa de imediato para que os ovos não talhem. Nos brownies usa-se farinha de trigo normal mas quis arriscar com farinha de trigo integral para obter uma consistência mais espessa.

Por último adicione as nozes picadas e as cerejas de conserva cortadas em quartos. Forre uma forma quadrada com papel de alumínio. Se não tiver uma forma quadrada, improvise e leve o papel de alumínio numa forma rectangular até ao ponto de fazer um quadrado. Unte com manteiga ou use o Spray da Espiga. Deite a massa para que fique com 1 a 1,5 cm de altura. Coza em forno a 180º por 20 a 25 minutos. Se não os deixar cozer por completo e se ficarem húmidos no centro (teste com um palito) ficarão melhores.

Desenforme depois de frio. Corte quatro tiras na transversal e repita na longitudinal. Obtém-se assim 16 lindos brownies. Pode decorar com açúcar em pó, com um pouco de chantilly,... ou simples. Resiste?



8 comentários:

  1. Gostei particularmente da mistura das cerejas, o que não é comum nos brownies, mas que sem dúvida lhes dá um toque muito mais apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez uma delicia.. tanto de receita como de imagens.. adoro o teu blog.

    ResponderEliminar
  3. Não me consegues convencer com as cerejas...mas tirando isso já iam uns quadradinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Amigo Miguel hoje me lembrei de ti e te deixei no meu blog um miminhos para ti, beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado Beth pelo teu gesto tão simpático com o selo do "Este bloque é Saboroso", farei tudo para que assim continue.

    Luisa, sem dúvida as cerejas foram a cereja no topo deste bolo. Ophs! Neste caso dentro dos brownies. Ficam excelentes.

    Marmita, já sou teu seguidor!

    Catarina, tenho de arranjar outra coisa para meter nos brownies sem ser cerejas... Não se pode agradar sempre a Gregos e Troianos, não é?

    ResponderEliminar
  6. Divinos, adorei a proposta.
    Excelentes fotos ♥

    ResponderEliminar
  7. eu no resisto a esta tentaçao
    devorava ja um com este cha
    beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails