Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Crumble de Maçã com Flores de Lúcia-Lima


Para mim os crumbles são sobremesas bastante versáteis, nas quais podemos sempre dar um toque pessoal. A base da receita mantém-se mas não resisti a adicionar umas flores de lúcia-lima. Esta erva, também conhecida como erva Luísa ou limonete tem um aroma muito intenso e doce, algo alimonado, excelente para chá. Tenho a sorte de ter uma planta destas já com um crescimento acima de um metro de altura, repleta de folhas às quais não resisto esfregar os dedos e deliciar-me com o aroma. Está agora na fase da floração. As flores são minúsculas e não tem mais de 2 mm de comprimento. Retirei dois raminhos de flores e aqui vai a minha versão de crumble de maçã.


Ingredientes: (4 pessoas)

3 maçãs reinetas grandes
75 gr. de manteiga sem sal
1 chávena mal cheia de farinha
1/3 de chávena de açúcar mascavado ou amarelo
4 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher sopa bem cheia de flores de lúcia-lima


Preparação:

Descasque as maçãs e corte-as em pequenos cubos. Junte o vinho do Porto e envolva bem para evitar uma oxidação rápida. Numa recipiente de vidro junte a manteiga à temperatura ambiente com a farinha e o açúcar. Amassa-se com a ponta dos dedos até obter uma massa esfarelada. No final junte as flores de lúcia-lima que são muito aromáticas. Puxe-as uma a uma para se desprenderem dos ramos.

Numa travessa de ir ao forno coloque as maçãs, pode salpicar com um pouco de açúcar amarelo e deite por cima a massa esfarelada. Leve a cozer em forno a 180º cerca de 30 a 40 minutos até ficar dourado e crocante que é a característica que se pretende no crumble.

Sirva morno com uma bola de gelado decorada com uma folha de lúcia-lima. Coloque um raminho no centro da travessa no momento de levar à mesa. Se guardar a sobremesa uma horas e a servir fria ainda vai notar mais o sabor das flores de lúcia-lima.

Ou quem sabe acompanhar este crumble com um chá desta erva?

Em alguns viveiros ou centros de jardinagem encontram-se lúcia-lima em vasinhos por  mais ou menos 1,50 a 2 EUR. Compre uma e mude-a para um vaso maior, mantenha-a numa varanda ou num peitoral de uma janela à luz solar directa e sempre bem regada. Verá que delícia é esta erva.






4 comentários:

  1. Concordo plenamente, os crumbles são sobremesas bastante versáteis e tão deliciosas ♥

    ResponderEliminar
  2. Que ideia original, adoro chá de lucia lima ou Bela-Luisa como se chama por cá, num crumble deve ficar delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  3. uma maravi9lha de sobremesa para esta epoca que as maças estao no seu forte
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails