Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Flognarde de Medronhos e um Passeio ao Buddha Eden Jardim da Paz







Apanhei-me com a quantidade certa de medronhos maduros para completar esta tarteira. Dei voltas à cabeça para imaginar o que faria com duas mãos cheias de medronhos... e por algumas exclusões de partes pensei que seriam bem empregues numa flognarde. Como diria a Gisela, nome fino! Vale a pena. Se conseguirem medronhos não pensem duas vezes, pensem uma e liguem o forno.

Inspiração veio deste post da Gisela. Não alterei praticamente nada, apenas ligeiramente um pouco mais de açúcar e farinha e não usei amêndoas que não seriam as melhores parceiras dos medronhos.


Ingredientes:

O fundo de uma tarteira de 22 cm preechido com medronhos
70 gr. de açúcar
70 gr. de farinha de trigo
15 gr. de manteiga
1 iogurte natural (sem açúcar)
leite meio gordo até completar 250 ml junto com o iogurte
3 ovos grandes
1 colher de chá de aroma de baunilha


Preparação:

Unte uma tarteira de 22 cm de diâmetro e disponha os medronhos lavados.

Bata os ovos com a vara de arames e junte os 250 ml do iogurte natural mais o resto em leite. Adicione a manteiga derretida (mais ou menos uma colher de sopa) e a colher de chá de aroma de baunilha. Por último incorpore a farinha misturada com o açúcar.

Ligue bem com a vara de arames. Verta esta massa líquida sob um coador grande para garantir que não passam eventuais grumos. Deite com cuidado por cima dos medronhos.

Leve a cozer em forno a 180º durante 45 minutos.

Bom apetite.

----

Agora a história dos medronhos. Apesar de serem raros e se comprados (já vi no El Corte Inglés) são a preço proibitivo, no fim-de-semana passado obtive estes perto do Bombarral num passeio ao jardim do BUDDHA EDEN Jardim da Paz.

Não conhecia. E eu que até sou muito de viajar, só descobri este parque/jardim à muito pouco tempo. Fica numa quinta a mais o menos 2,5 Km a nordeste do Bombarral na região Oeste de Portugal. A entrada é livre e o jardim foi criado "em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas. Profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade."  Nasce assim o Buddha Eden Jardim da Paz.

Aproveitei o Sábado passado e numa atitude ecológia decidi usar o transporte público. Utilizei o comboio da linha do Oeste desde o centro de Lisboa. Consulte aqui horários. Saí de Lisboa-Sete Rios às 10:37 e cheguei ao Bombarral às 12:06. O percurso é turístico serpenteando as colinas da Malveira e as planícies agricultadas. É pena que a CP (agora REFER) tenha deixado degradar os comboios das linhas secundárias.

Chegado ao Bombarral nada melhor que praticar caminhada. Vinte e cinco a trinta minutos e estarão à porta da Quinta dos Loridos (local de instalação do Buddha Eden), apreciando ao ar livre as pereiras Rocha, macieiras e vinha. Além de budas gigantes existem os guerreiros de terracota em tamanho real. No final à saída existe uma loja de vinhos da região. Deixo algumas fotos.
Site oficial do Buddha Eden (consultem e tem mapa): http://www.buddhaeden.com/
Aproveitem um dia de fim-de-semana diferente. Vi muitos mais estrangeiros em excursões do que Portugueses propriamente ditos, infelizmente. Ficam algumas fotos, existe muito mais para descobrirem por vocês:









11 comentários:

  1. Miguel,
    Obrigada pela partilha. Nao fazia ideia que existia esse jardim e parece ser de visita obrigatoria!
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Bons dias,
    Primeiro já sei o que fazer neste fim de semana, esse jardim é apetitoso tal como o teu chiquissimo flognarde :)

    obrigada por partilhares ambos!

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Miguel,
    Essa flagonarde ficou bem tentadora. Parabéns.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Adoro medronhos, que sobremesa fantástica!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. que bom aspecto, mesmo muito bom...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  6. já la fui, e é um excelente passeio! :)
    Não é erro nenhum não teres o meu blog na tua lista...são tantos e tão bons que às vezes é difícil!
    Adorei a cor dos medronhos que sobressai...
    Excelente sugestão!

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Adorei a tua proposta culinária, bem diferente e tão tentadora.
    Obrigada pelas fotos.
    Votos de feliz fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  8. A minha avó tinha um arbusto de medronhos, eu quase nem esperava que ficassem maduras, era tão grande o meu medo que as minha irmãs os comessem primeiro que eu. Isto à muitos anos... Desde então nunca mais encontrei. Ficou óptima a tua tarte.

    ResponderEliminar
  9. Óptima receita!
    Quanto ao Jardim, já lá fui é do Berardo fica perto de Bombarral. É muito bonito e gigantesco, simplesmente inesquecível. E adorei passear no meio daquela mata toda com Budas cada vez mais lindos! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. quando era mais nova tinhamos uma arvore que dava esses frutos
    eu adorava
    infelizmente nao temso mais e nunca mais comi
    que maravilha de tarte
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails