Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que é que esta foto tem de "anormal"? Parecem maçãs...



O que é que esta foto tem de "anormal"? Parecem maçãs... variedadede Golden e Starking... acho que não seria muito difícil. Mas onde está o "anormal" nestas maçãs? Foram assadas no forno, receita que é do mais simples possível. Basta retirar os caules e colocar um pouco de açúcar, assar e servir.

O "anormal" na verdade não é anormal, apenas nos habituamos a certos padrões e rejeitamos quase sempre o que sai do padrão. Na verdade estas maçãs são miniaturas, são pequeninas ao ponto de uma caber bem em cima de uma colher de sobremesa.

Vi na frutaria que frequento e lá estavam elas tão pequeninas que até dava vontade de comprar pela graça. Mas lindas como as suas irmãs maiores. Não resisti e ao módico preço de € 0,39 comprei um quilo. Apesar de pequenas são extremamente saborosas, parece que todo o sabor ficou concentrado ali. São portuguesas com certeza e amei-as!

Lição: nem sempres a fruta maior, mais bonita e mais brilhante é a melhor em sabor e em preço. Depois de ter visto uma reportagem na TV em que as maças de uma cadeia de hipermercados eram guardadas em câmaras frigoríficas por 4 a 6 meses fiquei aterrorizado com tal atentado contra a fruta. Uns 15 dias de frigorífico ainda a minha mente tolera, agora 6 meses! Por isso é que algumas não sabem a nada.

No exemplo de hoje o mais barato e o mais pequeno revelou-se quantas vezes melhor... Mais uma sugestão anti-crise. Acompanhei 2 maçãs (uma Golden e uma Starking) com uma bola de gelado. Elas ainda mornas, o gelado fresquinho...



6 comentários:

  1. Que bem estas maçãs Miguel,adoro estas maçãs assim pequenas,e adorei o teu acompanhamento com a boa de gelado,bjokinhas Miguel

    ResponderEliminar
  2. Tadinho, tão inocente! Muitas vezes há maçãs que são do ano anterior que andam a circular pelas bancas de supermercado!
    Eu tenho a sorte de ter uma quintinha onde me esperam muitas gulodices destas - temos as reinetas, que já acabaram (são arvores "bebés", ainda), e temos granny smith - que se aguentam uns 3 ou 4 meses, sem frigorífico, guardadas em local fresco e abrigado. Ah... as maçãs assadas com açúcar e canela ficam ainda melhores :)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Miguel.

    Quando vejo maças assadas, lembro me sempre dos invernos dos meus pais, que saudades!

    Adorei a receita e acho que para este tempo fica óptimo com o gelado.

    kiss

    ResponderEliminar
  4. Lá em casa não sou eu que faço as maçãs assadas que são uma especialidade do namorido e ficam simplesmente deliciosas. Por mim, há fruta que gosto dela bem pequena: maçã, pêra e banana, especialmente. As peças maiores normalmente não são tão saborosas. Já o morango e as cerejas gosto deles grandes, mas cedo quando o sabor do pequeno é melhor.
    Bjis

    ResponderEliminar
  5. Tamanho não é nem nunca foi sinonimo de qualidade!!!
    Eu trabalhei com fruta muitos anos e as maçãs grandes deixava-as de boa vontade, realmente como diz as pequenas tem todo o seu sabor concentrado, e são sempre muito mais saborosas que as grandes,e a esse preço muito melhor ainda, verdade????
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Posso dizer que a minha mãe tem umas macieiras que dão umas maçãs pequenas, raiadas de vários tons de vermelho.pequeninas que até fazem impressão. Chamam-lhe os pêros do Inverno, pois dão no pino do Inverno. Pois essas amostras de maçãs, quando são apanhadas são colocadas numa arrecadação, colocadas sobre palha e separadas umas das outras. Quando se vai a essa arrecadação é cá um cheirinho que até dá gosto.Quanto ao sabor....bem...maravilhoso!
    Nunca vão ao frigorífico e conservam-se por imenso tempo. Nada que se compare ´aquelas grandes e lindas que só o aspecto é que se aproveita.
    Aliás, temos muito boa fruta na zona do Oeste.Só que as grandes superfícies preferem comprá-las ao estrangeiro.
    E se as pessoas soubessem qual o produto que aquelas maçãs que parecem envernizadas têm à volta, então é que as não comiam mesmo.
    Infelizmente, quem vende ao público não se importa em vender qualidade,mas apenas que compra mais barato como modo de ganhar, depois, mais dinheiro.
    A dizer a verdade: gosto mesmo muito desta fruta,seja de que espécie for.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails