Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Doce de Tomate com Cardamomo e Cravinho






Embora já um pouco fora da época do tomate, quis fazer um pouco de doce apenas para matar as saudades. Este ano enchi a dispensa com outros doces como o de figo, de ameixas, morango, etc... e já não havia espaço para mais. Depois à que pensar que tudo aquilo tem de ser consumido.

Lembrei-me deste post da Moira do Tertúlia de Sabores que ensina como fazer doce em menores quantidades apenas com o microondas. Meti mãos à obra e com 250 gr. de tomate lá segui as indicações. No final o resultado não foi o desejado. Não sei se por ser o tomate pouco adequado a esta forma de preparo, ou por outro factor. Segui os passos. Tive de cozinhar um total de 30 minutos com paragens a cada 5 para mexer. No final já depois de frio os bocadinhos de tomate ainda me pareciam rijos, não se desfizeram completamente. O açúcar ao arrefecer no frasco mostrava-se aos bocados esbranquiçados como se estivesse a solidificar em separado do tomate.

Só consigo tornar este doce comestível se lhe der uns segundos de microondas antes de o colocar numa tosta ou numa bolacha. Aí sim ele parece ficar com ar de vivo, acabado de fazer.

De qualquer forma publico esta receita apenas pelas especiarias que utilizei (cardamomo e cravinho), fugindo desta vez à canela. Da próxima vez farei de forma tradicional em que estamos de volta da panela uma hora a uma hora e meia. Ficam as quantidades para fazer de forma tradicional.

Ingredientes:

500 gr. de tomate pelado e sem grainhas
500 gr. de açúcar
3 cravinhos
5 sementes de cardamomo


Preparação:

Leve todos os ingredientes ao lume brando por aproximadamente uma hora. No final quando atingir a consistência de compota poderá triturar mas eu gosto de sentir os bocadinhos de tomate. Guarde em frascos esterilizados.

8 comentários:

  1. Engraçado...gosto imenso de doce de tomate e nunca fiz!
    obrigado pela boa ideia, beijinhos
    està optimo e bem apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Tão popular, a minha tia Graciete é uma especialista neste campo. faz um docinho de tomate maravilhoso.
    O teu tem uma consistência muito boa.
    Excelente post ♥

    ResponderEliminar
  3. Acho que estamos em sintonia! Ando numa fase de cardamomo...não consigo resisitir a estas sementinhas toscas e aromáticas. No fim-de-semana fiz uma compota de abóbora com cardamomo....adorei o resultado! A próxima da minha lista será esta de tomate, para terminar a estação em beleza, juntando na minha despesna duas das minhas compotas preferidas!

    ResponderEliminar
  4. Como eu adoro doce de tomate :) o teu ficou com um aspecto divinal.

    ResponderEliminar
  5. Que delícia esse doce e tão bem aromatizado!

    ResponderEliminar
  6. este ano nao fiz. quero fazer agora de abobora que adoro com nozes:-)
    bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. POR AQUI QUASE NINGUEM CONHECE DOCE DE TOMATE ,MAS EU ADORO E FAÇO DE VEZ EM QUANDO,EM PEDAÇOS NA CALDA FICA MUITO BOM!

    ResponderEliminar
  8. Sinto-me um bocadinho responsável por esse desaire e embora faça muitos doces no micro-ondas, amoras, framboesas, ameixas e até marmelada, nunca lá fiz o de tomate :/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails