Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Bombons Home Made


Uma coisa que estava nos meus planos eram os bombons feitos em casa. No fim-de-semana passado aventurei-me nesta nova experiência. Já procurei participar num workshop de chocolate mas a oportunidade ainda não chegou. Segui a minha intuição e meti mão à obra.

Adquiri uma base de silicone para bombons, algumas lojas tipo Gato Preto vendem. Esta foi comprada na Ale Hope (penso que é assim que se escreve) e tem uns 6 a 8 modelos diferentes (rectangulares, em forma de coração, etc...). Adquiri só uma para testar.

Ingredientes:

100 gr. de chocolate
Recheio a gosto (usei cerejas de conserva, physalis frescos, pistáchio com coco)

Preparação:

Derreter o chocolate em banho-maria da mesma forma que fiz para os physalis (ver aqui). Colocar um pouco de chocolate derretido em cada espaço. Levar ao frigorífico 2 a 3 minutos para solidificar rápido.

Colocar o recheio:

Um dos quais fiz da seguinte forma: uma colher de pistáchios mal esmagados, uma colher de coco ralado, uma colher de açúcar e umas gotas de um licor ou aguardente. Levei a lume até agregarem bem.



Por fim cobri com o resto do chocolate e alisei com uma espátula. Voltei a colocar no frigorífico e desenformei mais tarde.

Conclusões: acho que o chocolate negro dá uma consistência demasiado dura para bombons. Da próxima irei usar um chocolate com menor teor de cacau, tipo chocolate de leite e habitualmente mais macio. Notam-se algumas bolhas de ar, algo a corrigir também. No geral gostei. Irei aperfeiçoar proximamente e talvez com outros recheios.

2 comentários:

  1. Olá, aqui estou eu a retribuir as vizinhas e a aprender alguma coisa.
    bombons são sempre bem vindos. :)

    ResponderEliminar
  2. Era mais visitas que queria dizer. Lol!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails