Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 4 de maio de 2010

Legumes Grelhados


Ingredientes: (para 2 pessoas, uma refeição principal)

1 beringela média
1 cougete média
1 pimento vermelho assado
1 lata pequena de cogumelos
azeite
ervas de Provence (secas)
sal
sumo de limão


Preparação:

Numa frigideira grande anti-aderente, colocar primeiro a cougete e a beringela cortadas às rodelas ou às meias luas. Deixar grelhar sem qualquer condimento. Vá virando regularmente com uma colher-de-pau. A meio do assado incorpore os cogumelos e o pimento assado. Tempere com uma pitada de sal, ervas de Provence e um minuto antes de desligar o lume adicione um bom fio de azeite. Usei um azeite aromatizado com louro e pimentas. Envolva bem e finalize com sumo de limão a gosto.

Pode ainda juntar ou substituir por exemplo tomate, tomate cherry, pickles, cebola ou pimentos de várias cores. Resulta bem com algumas ervas frescas tipo tomilho ou alecrim. 

Não temos necessariamente que comer sempre arroz/batata/massa. Este foi o almoço cá de casa no Sábado, acompanhado no final com uma boa salada de morangos. Uma sugestão muito saudável, fresca, leve e isenta de grandes calorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails