Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 6 de julho de 2010

Ameijoas em Molho de Tomate


Para não ser sempre à bulhão pato, hoje preparei as ameijoas num molho de tomate e pimentos. Petiscam-se calmamente e o molho desaparece pacientemente das cascas para a boca ou em bocadinhos de pão lá humedecidos.

Ingredientes: (2 pessoas)

1/2 kg de ameijoas
1 pimento amarelo pequeno
1/4 pimento vermelho
2 cebolas médias
3 dentes de alho
2 tomates grandes (maduros)
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de água
azeite
coentros
sumo de 1/2 limão



Preparação:

Esta receita tem algumas semelhanças com a caçarola de mexilhões que publiquei à uns tempos. O que ela tem a mais é o tomate.

Coloque a cebola às rodelas e os pimentos às tiras numa caçarola com azeite. Deixe refogar até ficar translúcida. Junte o tomate pelado e aos cubos. Coza uns 5 a 10 minutos. Junte o meio copo de água e de vinho branco. Adicione as ameijoas bem lavadas e tape. Quando abrirem está pronto. Já fora do lume junte o sumo do meio limão.

2 comentários:

  1. Eu não costumo colocar pimentos, mas o resto faço muito parecido. Gosto muito mais assim do que à bulhão pato. O molho com o pão é divinal... Belas tardes de verão :)

    ResponderEliminar
  2. sem duvida que deve ser um piteuzinho delicioso!!!
    adoro ameijoas =D

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails