Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Arroz Doce Merengado


Após alguns dias de ausência, no regresso a casa apetecem coisas bem Portuguesas. Que tal um arroz doce? Mas este é merengado.

Ingredientes: (para 12 porções)

400 gr de arroz carolino
300 gr açúcar
3 gemas
2 claras
1,3 lt leite meio gordo
2 paus de canela
3 tiras de casca de limão


Preparação:

Coza o arroz em água com uma pitada de sal de modo a que não fique totalmente cozido. Escorra a água que resta no arroz. Entretanto já tinha colocado o leite a aquecer com os paus de canela e a casca de limão. Junte o arroz ao leite quente.

Deixe apurar uns 20 a 25 minutos em lume fraco. Vá mexendo de vez em quando. De preferência use um tacho anti-aderente. Se vir que fica seco junte mais leite quente.

Por fim adicione o açúcar, envolva e junte as três gemas ligeiramente batidas. Envolva com cuidado e deixe cozê-las uns 2 a 3 minutos. Retire de lume. Deve ficar ligeiramente líquido dado que depois ao secar tem tendência a ficar rijo.

Distribua em seguida em porções individuais e polvilhe com canela. Para o merengue bata as duas claras com duas colheres de sobremesa de açúcar. Com um saco de pasteleiro cubra as taças de arroz doce e leve ao forno uns 5 minutos para o cozer. Assim que começar a ficar acastanhado retire. No final polvilhe o merenge com um pouco mais de canela em pó.

4 comentários:

  1. Essa cobertura de merengue enriquece mesmo o arroz doce, está magnífico!

    ResponderEliminar
  2. Um aspecto fantástico e de sabor aposto que melhor ainda. Adorei.

    ResponderEliminar
  3. Pra mim é novidade...mas muitíssimo bem vinda!

    Que doce fenomenal!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails