Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rolo de Bacalhau com Broa e Acelgas


O meu gosto por cozinhar tortas, desde doces a salgadas acho que já deu para transparecer, pelo menos por algumas receitas que já aqui coloquei: a última o "Rolo de Carne Fingido", no campo dos doces há desde torta de caju a torta de cenoura, de avelãs,... e tantas que ainda aqui não tiveram o seu lugar.

Hoje voltamos aos salgados com um produto nada nosso, mas tão consumido por nós - o bacalhau. Já a broa, essa sim é bem nossa. A minha sugestão vai para um rolo de bacalhau com broa recheado de acelgas salteadas.

Fiz assim:

Ingredientes:

500 gr. de bacalhau desfiado e demolhado
400 gr. de broa
2 dentes de alho
50 ml de azeite
30 gr. de coentros picados
80 gr. de azeitonas pretas sem caroço
sal e pimenta
200 gr. de acelgas

Para o bechamel:

400 ml de leite
40 gr. de farinha de trigo
20 gr. manteiga
sal e noz-moscada q.b.


Preparação:

Na picadora (ou quem tiver bimby) triture a broa de modo a ficar bem esfarelada mas evite em demasia, não se pretende pó de broa. Aqueça o azeite e junte os dois alhos picados. Refogue um pouco e junte em seguida o bacalhau desfiado, demolhado e escorrido. Refogue por cinco minutos aproximadamente.

Num pirex misture a broa desfeita com o bacalhau (e o líquido que se formou) com os coentros picados e as azeitonas às rodelas. Misture bem com uma colher-de-pau.

Enquanto o bacalhau refoga, prepare o bechamel dissolvendo muito bem a farinha num pouco de leite, ao qual se junta a manteiga, sal, noz-moscada e o resto do leite. Leve a lume médio mexendo sempre até engrossar.

Deite o bechamel na pasta de broa e bacalhau. Incorpore bem. À parte, numa caçarola num fio de azeite, saltei as acelgas em lume médio até que as folhas murchem. Desligue de imediato.

No mesmo pirex com as mãos dê forma de um rolo à massa. Com uma faca faça um corte ao longo do rolo até à profundidade do centro. Rechei com as acelgas ligeiramente salteadas. Volte a selar o rolo. Para me facilitar o trabalho transferi-o com a ajuda de uma espátula para cima de uma folha de papel de alumínio. Assim, consegui dar-lhe uma forma mais digna de uma torta. Entretanto lavei o pirex, sequei-o e o rolo voltou para lá. Por fim cobri com mais alguma broa moída que reservei (o equivalente a quatro/cinco colheres de sopa) e reguei com um fio de azeite. Levei ao forno numa temperatura média por 20 minutos.


Antes de selar o rolo já recheado de acelgas

O rolo acabado de sair do forno

Pode decorar com mais algumas rodelas de azeitonas pretas e sirva fatias do rolo acompanhadas de salada. Se quiser repita a acelga ou rúcula, tomatinhos cherry, o que mais lhe apetecer.

Posso dizer que fica suberbo. Uma dica final: cortem as fatias grossas e com cuidado, usem uma faca com serrilha tipo faca de cortar pão. Uma faca normal vai amassar e esborrachar o rolo.

4 comentários:

  1. os teus rolos sao super apetitosos! :)
    gostei deste de bacalhau, bem como do de carne.
    sofia

    ResponderEliminar
  2. Deve ser delicioso! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delícia... Adoro bacalhau.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. este rolo tem tudo pa<ra ser um sucesso em minha cas:-)
    beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails