Da última vez que andei a mexer em avelãs, ficou-me a torta agendada. Depois dos queques de avelã com Nutella, esta torta em sabor é muito parecida já que também usei o creme de chocolate e avelã como recheio.
Ingredientes:
250 gr de miolo de avelã
4 ovos
1 chávena mal medida de açúcar
1 chávena de leite
1 colher chá de aroma de baunilha
4 colheres de sopa cheias de farinha com fermento
Preparação:
Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo. Junte o leite alternadamente com as quatro colheres de farinha numa velocidade mais reduzida. Enquanto bate deite a colher de chá de aroma de baunilha.
Junte o miolo de avelã e continue a bater. Por fim envolta com uma colher-de-pau as claras batidas em castelo.
Forre uma forma rectangular com papel vegetal e deite a massa. Leve a cozer a 180º por 15 a 20 minutos. Verifique com um palito se a massa cozeu. Não deixe ficar tempo a mais, evita-se que fique bem cozida e depois ao enrolar a probabilidade de quebrar-se é maior.
Desenforme sobre um pano polvilhado de açúcar. Cubra com o creme de chocolate e avelã (usei marca branca que faz o mesmo efeito da conhecida marca N., e a quase metade do preço). Enrole com cuidado e com as mãos em cada dobra vá dando a forma, alisando ao longo do cilindro. Uma vez que não coloquei gordura nesta torta (nem manteiga nem óleo), a tendência é fique menos elástica daí ter referido para não a deixar cozer demasiado.
Finalmente decore com um fio de creme de avelã em zigue-zague. Improvise um mini saco de pasteleiro com uma folha A4. Dobre a folha em cone, como se estivesse a fazer um cartuxo para castanhas assadas. A ponta deve ficar fechada. Segure o cone com uma fita-cola. Corte ao meio já que não vai precisar de tanto espaço. No vértice, com uma tesoura corte a ponta por onde sairá o creme. O tamanho do corte fará a espessura do fio de creme que irá decorar a torta. Deite uma colher de creme no cone de papel, feche por cima dobrando várias vezes. Agora é só pressionar um pouco e o creme sairá com a espessura que definiu. Faça desenhos geométricos ou escreva algo.
Se preferir saborear o creme mole, mantenha a torta à temperatura ambiente. Se preferir o creme com uma consistência rija, leve-a ao frigorífico. Eu gosto das duas maneiras. No Lidl existem embalagens de avelã moída a preço muito acessível.
Que bom aspecto! Tenho de fazer!
ResponderEliminarTem um aspecto fantástico! E obrigada pela dica das avelãs do lidl.... é que é já a seguir que esta receitinha vai sair!...
ResponderEliminarBabette
que maravilha,óptimo aspecto Miguel adorei,bjs
ResponderEliminarEstá com um aspecto verdadeiramente tentador!
ResponderEliminarUma pergunta: tiras a pele da avelã ou deixas (pela cor parece-me que deixas... mas não tenho a certeza).
beijocas
A torta ficou com um aspecto fantastico.
ResponderEliminarBeijinhos
gostei da dica do cone! :)
ResponderEliminarCom este aspecto delicioso, fiquei mesmo com vontade de comer uma fatia!
ResponderEliminar:)
Beijinhos
Olá Pipoka,
ResponderEliminarA avelã é com pele. Fica parecida às tortas de amêndoa.
Que delícia... Muito apetitosa.
ResponderEliminarAbraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Esse miolo de avelã já me tinha chamado a atenção... mas não me tinha passado pela frente nenhuma receita interessante. Esta parece óptima. Mas preferiria barrar com manteiga de amêndoim crunchy... Ficará muito enjoativo? Não dá para fazer essa decoração, claro.
ResponderEliminarACI, não sou o melhor para aconselhar sobre manteiga de amendoim... Mas se a(o?) ACI parece gostar, a imaginação é o limite. Se o prefere então força, experimente e barre com a manteiga de amendoim. Sugestão: barre também o exterior da torta e porque não colocar uns amendoins alinhados no topo? O meu lema é "Sem Tabus", o que é enjoativo para mim pode não ser para si, portanto arrisque e dê feed-back.
ResponderEliminarCumprimentos.
ai que rica torta linda
ResponderEliminarabriu-me ca o apetite.
vai ja para a minha lista
beijinhos