Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arroz de Pato à Moda do Miguel




O meu arroz de pato apenas tem dois ingredientes menos usados: couve lombarda e cenoura. De resto é igual a tantos outros. A couve cortada finamente em juliana, dá um sabor mais suave e desenjoa das gorduras do próprio pato e do chouriço.

Ingredientes:

1 pato
1 raminho de cheiros (louro, salsa,....)
5 grãos de pimenta
1 chouriço vermelho
6 mãos cheias de arroz agulha
1 cenoura
8 folhas de couve lombarda (ou mais ou menos 1/2 couve pequena)
1 cebola
sal
azeite


Preparação:

Limpe o pato (fresco ou descongelado). Coza-o na panela de pressão  com os grãos de pimenta, o raminho de cheiros, o chouriço inteiro e um pouco de sal. Coza por aproximadamente 40 minutos para que fique bem tenro e se desfaça facilmente.

Lasque o pato rejeitando todas as peles gordas. Reserve. Coe a água de cozedura e com uma colher retire a camada de gordura que flutuará. Reserve também.

Pique a cebola e leve a refogar com um pouco de azeite. Junte a cenoura ralada e a couve finamente picada em juliana. Deixe estufar 3 a 4 minutos sem líquido adicionado. Junte o arroz sem ser lavado e mexa mais 2 a 3 minutos. Adicione em seguida o líquido da cozedura da ave. Eu coloco a água a olho, quem não tiver esta intuição, use um pouco mais do dobro do volume da quantidade de arroz.

Deixe o arroz mal cozido e húmido tipo malandrinho. Como irá ao forno acaba por cozer e seca. Incorpore as lascas do pato no arroz e envolva. Deite metade num tabuleiro de ir ao forno. Espalhe metade do chouriço fatiado e coloque o resto do arroz. Alise bem e decore com o resto do chouriço. Leve ao forno a 185º por 15 minutos. Se tiver opção grill, no final toste-o 2 minutos.

No meu gosto pessoal prefiro o pato misturado no arroz em vez de ficar numa única camada no meio do tabuleiro. Omiti o bacon. A couve lombarda com a cenoura (que praticamente não se nota), enriquecem este prato tradicional, na minha opinião ajudam a desenjoar das gorduras.

2 comentários:

  1. Adorei essa arroz de pato! Tem tudo o que gosto!

    ResponderEliminar
  2. Levo 2 boas sugestões daqui, hoje: a de não colocar o pato numa só camada, como costumo fazer, e a de juntar couve e cenoura...
    Bijinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails