Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Creme de Cenoura e Pimento Vermelho



O pimento nesta sopa está não só na decoração como também no próprio creme.


Ingredientes:

1 kg de cenouras
5 batatas
1 cebola
1/2 pimento vermelho
1 tomate
sal
azeite


Preparação:

Descasque todos os legumes. Coloque a cozer as cenouras, batatas, cebola, a metade de pimento e o tomate isento de pele e de sementes. Tempere com um pouco de sal e coza em pressão ou da forma habitual.

Junte três colheres de sopa de azeite. Rectifique o tempero e a água, se necessário junte um pouco mais (fervida). Triture bem e deve ficar com a consistência de um creme aveludado a tender para o espesso.

Da outra metade do pimento faça algumas lascas finas e leve a alourar num pouco de azeite. Disponha três tiras em cada prato. Se gostar disponibilize também croutons num recipiente à parte para que cada um se possa servir a gosto. Não precisa de ter a sopa dos 12 legumes para se reconfortar nestes dias frios. Acho que este creme aconchega e reconforta plenamente. (Falo contra mim já que uma das minhas sopas chegou a ter um total de 12 legumes diferentes!). 

E vocês que sopa vão ter hoje ao jantar?

7 comentários:

  1. UM CREME DE CENOURA TÃO APETITOSO , O MEU FILHOTE ADORA.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita, especialmente a
    combinação do tomate com o pimento.
    Ficou com um aspecto delicioso esse
    creme. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Está com um óptimo aspecto essa sopa... Dá vontade de comer... Essas cores vivas dão realmente outro apetite e neste tempinho bem apetecem...

    5 estrelas!

    ResponderEliminar
  4. Olha... hoje n tenho sopinha feita..mas tenho lá uma couve flor pode ser que lhe ataque :)

    Bonita sopa a tua.. parece uma foto vindo directamente do mexico..

    beijos

    ResponderEliminar
  5. olha hoje nao sei o que sera o jantar mas se for sopinha como esta vai muito bem
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Esta sopa ficou o maximo, está cremosissima e com um colorido irresistivel. Até quem não é grande apreciador de sopas lhe resistiria. Parabéns pela foto fantástica, aliás como sempre são as tuas fotos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails