Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pêras Folhadas em Chocolate



Antes de vos contar esta receita peço desculpas pelas fotos que não estão no seu melhor. Sem me aperceber fotografei com um valor de ISO completamente no máximo o que fez um efeito tipo granulado ou "chuva". Pelo menos hoje não posso repetir as fotos, as pêras já estão mais que comidas.

A ideia retirei do livro "Chocolate, uma paixão" de Nicoletta Negri, pag. 48, no entanto fiz a minha versão. Em vez de natas usei leite de coco, em vez de avelã usei nozes e não coloquei maçapão.


Ingredientes:

2 pêras Rocha
1 quadrado de massa folhada
sumo de limão
1,5 chávenas de chá de leite de coco
1 chávena de nozes moídas
2 colheres de sopa de açúcar (recomendo que usem 4)
2 colheres de sopa cheias de farinha
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 colher de chá de canela
4 quadradinhos de chocolate negro 70% cacau (são aprox. 70 gr.)


Preparação:

Coloque em banho-Maria o chocolate, quando derreter mexa bem e incorpore o leite de coco. Mantenha em banho-Maria. Junte as nozes, a canela, o açúcar e vá mexendo. Envolva por fim a farinha. Desligue o lume. A massa deve ficar cremosa ligeiramente líquida. Se necessário rectifique com um pouco mais de leite de coco.

Num pequeno recipiente de ir ao forno untado com manteiga ou com spray, coloque as pêras descascadas  (mantenha o pecíolo) e regadas com sumo de limão para não oxidarem. Verta a massa de chocolate sob a fruta com o cuidado de não sujar os pecíolos. Cubra com massa folhada de modo a descair dos bordos do recipiente. Faça duas folhas em massa folhada e coloque no topo das pêras. Pincele com gema de ovo e leve ao forno a 180º aproximadamente 20 a 25 minutos até a massa folhada estar bem douradinha e estaladiça.

Só coloquei duas colheres de açúcar o que me fez parecer pouco doce, por isso da próxima utilizarei quatro colheres. Sirva morno. A massa de chocolate irá ficar tipo bolo nos extremos e tipo petit gateaux no centro junto às pêras. Uma dica final: se quiserem usem um descaroçador (não o fiz nesta receita) e encham o espaço central da pêra também com massa de chocolate e coco. Aproveitem na mesma o pecíolo para decorar.

Mais uma vez desculpem-me a má qualidade das fotos.










10 comentários:

  1. Que importam as fotos. Não se dizendo nada até se poderá pensar que têm apenas um ar mais rústico, só isso. Importa sim é que se partilhou uma receita fácil e boa de certeza :)

    ResponderEliminar
  2. N te preocupes com as imagens, pois conseguem valer por si :) Adorei a receita, nunca provei peras assim, devem ter ficado bastante saborosas..

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. As imagens demonstraram na perfeição esta verdadeira delicia....
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. não faço ideia do que seja o "valor de ISO" mas o que posso dizer é que as pêras têm um aspecto fenomenal.

    ResponderEliminar
  5. Da para ver perfeitamente as fotos.
    O que conta e' o sabor, e esse de certeza
    estava uma delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que sobremesa com aspecto bonito!

    ResponderEliminar
  7. Olá Miguel, para mim as fotos ficaram bem nítidas e mais uma vez nos presenteás-te com uma deliciosa receita. Já era tua fã, agora fiquei mais um bocadinho!lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. estyao tao bonitas as tuas peras
    deixa la as fotos, mostram bem o bom que ficou este prato
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. credo ... que pecado só de imaginar! :p
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  10. credo ... que pecado só de imaginar! :p
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails