Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 25 de maio de 2010

Bolo Fofo Anisado com Cobertura Glacé






Este bolo é muito fofo, aromatizado com anis e com uma cobertura de glacé crocante. Fica húmido muito saboroso. É quase impossível comer-se só uma fatia.

Ingredientes: (para um bolo pequeno/médio)

5 ovos
5 colheres de sopa bem cheias de farinha
1 colher de chá de fermento
9 colheres de sopa de açúcar
1 cálice cheio de Moscatel aromatizado com anis

Preparação:

Uma semana antes coloque a quantidade de dois cálices de Moscatel (usei de Setúbal) num frasquinho de vidro muito bem limpo e sem odores. Junte quatro estrelas de anis e feche hermeticamente. Na semana seguinte quando abrir o Moscatel ele exalará um rico odor a anis. Se decidir fazer um bolo maior dobre todas as quantidade e daí a razão dos dois cálices.

Bata muito bem as gemas com o açúcar. Junte o cálice de Moscatel anisado, bata mais um pouco numa velocidade mais reduzida (para evitar salpicos). Na mesma velociadade vá incorporando a farinha misturada com o fermento depois de ter sido peneirada.

Bata as claras em castelo firme e incorpore-as na massa suavemente para não quebrarem. Deite o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve a cozer a 180º durante 30 minutos aproximadamente. Verifique com um palito se está cozido.

Como este bolo fica tão fofo devido à pouca quantidade de farinha e maior quantidade de claras, tem tendência para diminuir um pouco depois de frio.

Para o glacé:

Bata ligeiramente uma clara de ovo e junte a 200 gr. de açúcar em pó. Adicione também o sumo de meio limão. Com a varinha  bata até obter um creme branco uniforme e brilhante. Deixe repousar 10 minutos para que seque um pouco. Com uma colher volte a misturar e espalhe por cima do bolo frio. Deixe secar o glacé para o dia seguinte.

Logo a seguir a espalhar o glacé coloquei umas bolinhas prateadas e as estrelas de anis como elemento decorativo.

2 comentários:

  1. Gosto imenso do aroma e do sabor do anis, transforma qualquer receita.
    O aspecto deste bolo está óptimo!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails