Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Favas Sapatadas (Favas com Poejo)


Para juntar o meu contributo relativamente às receitas de favas, que estiveram em alta nos últimos 15 dias, proponho umas favas "sapatadas". Se fizerem uma busca verão que esta receita está associada a terras algarvias. É ideal para o fim da época das favas, quando já estão mais duras e a casca já não é tão facilmente comestível. Necessitam da ajuda da panela de pressão e, é claro, um raminho de poejo.

Ingredientes:

600 gr. de favas frescas descascadas e sem olhos
1 raminho de poejo
meia dúzia de grãos de pimenta
1 dente de alho
1 fio de azeite
sal

Preparação:

Depois de descascadas coloque as favas numa panela de pressão e cubra-as com água , devem ficar com um a dois dedos de água por cima delas. Junte o alho descascado e cortado ao meio, alguns grãos inteiros de pimenta, o raminho de poejo, um fio de azeite e sal.

Deixe cozer cerca de 10 minutos e retire a pressão. Se as favas não forem mesmo as de fim de época, é provável que cozam mais rápido. Se tiver alguma insegurança quanto ao ponto de cozedura, desligue a panela ao fim de 5-6 minutos. Verifique, e se necessário volte a colocar mais uns minutos. Da próxima vez já o fará intuitivamente.

Importante: as favas não devem abrir, ou seja, a casca na grande maioria delas deve-se manter íntegra. Se tiver tempo, deixe-as repousar uma hora na água de cozedura para ficarem com mais aroma a poejo. Na altura de servir ligue o lume e dê-lhe o aquecimento necessário para irem à mesa.

Como comer estas favas? Se ainda não estiverem duras, conseguirá comê-las com casca (foi o meu caso), se forem mesmo de fim de época coma-as à mão, segurando pela ponta do olho e, com os dentes incisivos faça um pequeno rasgo na ponta oposta. Com dois dedos pressione a fava e o seu conteúdo irá para a sua boca, enquanto a casca fica-lhe entre dedos.

Sugestão final: acho que são óptimas para acompanhar peixe frito. Se estiver completamente privado(a) de fritos, penso que grelhado também combinará bem.

2 comentários:

  1. Olá Miguel,
    Muito obrigado pelas suas visitas e comentários, lá no Outras Comidas.
    Eu sou um incondicional de favas e aprecio-as ainda mais no final de época, quando o fundo da "unha" está bem preto e elas com o farinhento e o sabor no máximo.
    A idéia dos poejos em vez do coentro tradicional parece-me excelente e bem imaginada, deve ir a matar com o tal peixe frito e ainda melhor se temperadas no prato com um fio de azeite e vinagre.
    Há no entanto um ponto na sua receita que não consigo interiorizar bem: a questão da panela de pressão, que acho contraproducente para uma cozedura que é tão rápida, mesmo em favas duras. Poderá ganhar-se 5minutos, se tanto e perde-se o controlo momento a momento. Acresce que a parte volátil dos aromas do poejo são destruídas aos 110ºC de uma panela de pressão e, no fim fica só com os mentolados mais básicos do poejo o que é uma perda irreparável, a menos que junte mais poejo fresco no fim, durante a espera.

    ResponderEliminar
  2. Olá LPontes,
    Efectivamente costumo temperar como diz, com um fio de azeite e vinagre. Por vezes um dente de alho picadinho também combina. A panela de pressão é para facilitar a cozedura quando elas já estão mesmo duras! O poejo é um pouco forte e, como diz, se calhar a essa temperatura o aroma fica parcialmente destruido. Bem, neste prato quero sentir que estou a comer favas com aroma a poejo e não poejo com sabor a favas. Mas registei a sua opinião e na próxima seguramente testo a sua teoria: vou cozer normal com a mesma quantidade de poejo para ver o tempo de cozedura e se o aroma a poejo muda significativamente.
    Quanto ao peixe frito que acompanhei aproveito e publicarei daqui a uns dias.
    Mais uma vez obrigado pelos seus comentários e é claro lá irei visitando as suas surpreendentes "Outras Comidas"

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails