Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Melão com Presunto (em Barco Pirata)


Quem não conhece o melão com presunto? Como gosto de decorações culinárias deixo hoje uma ideia para apresentar num barco pirata feito no próprio melão. O efeito final que se pretende é o de criar um barco pirata/fantasma (onde os fios de ovos imitam teias e dão a sensação de barco abandonado), existem canhões, proa e popa. Sigam os passos.

Ingredientes:

1 melão grande variedade pele de sapo
15 fatias de presunto
5 paus de espetadas
palitos pequenos
fios de ovos para decorar
1 bocadinho de papel de alumínio para fazer uma bandeira

Preparação:

Pode parecer complicado, mas se seguir os passos chegará a ter este barco na mesa para surpresa dos seus convidados.

1 - Comece por cortar o melão ao meio longitudinalmente, limpe as sementes.
2 - Corte uma pequena tira na zona de contacto com a travessa na metade que será o casco. O objectivo é que essa metade de melão não role. Ao cortar um pouco vai fazer uma base recta que assenta o barco.
3 - Escave as duas metades de melão em bolinhas com um utensílio próprio. Tente fazer o máximo de bolinhas.
4 - Após ter as bolinhas, reserve e com o próprio utensílio raspe o interior do melão para que fique liso, só com a casca. Aproveite o que raspou por exemplo para um batido ou para salada de fruta.
5 - Vamos agora construir as velas do barco. Corte a metade superior do melão na transversal, mais ou menos a 60% e a 40% da medida para que fique com uma vela maior e outra menor.
6 - Na vela maior escave com uma faca afiada uma cruz. Reserve a cruz para a traseira do barco.
7 - Com dois paus de espetadas (por vela) encaixe-os numa ponta na vela e na outra extremidade na metade que serve de casco. Repita o mesmo para segurar a vela mais pequena. Os palitos da segunda vela devem ser mais pequenos (para tal quebre-os na medida que achar conveniente).
8 - Corte as fatias de presunto ao meio para servirem cada uma para duas bolinhas de melão. Enrole-as e segure com um palito.
9- Espete 4 ou 5 bolinhas nas laterais do barco a imitar canhões.
10 - Espete 2 bolinhas na frente do barco e com mais um palito segure a cruz na traseira do barco.
11 - Encha o barco com as bolinhas de melão (sem presunto). Disponha o resto (com presunto) na travessa à volta do barco.
12 - Espalhe alguns fios de ovos à volta do barco e a cair das velas. Finalize recortando uma pequena bandeira em papel de alumínio que colará a um palito e espete no topo da vela maior para imitar uma bandeira.

Uffa... Parece complicado mas vão ver que até se divertem a montar o barco. A maior dificuldade é segurar as velas, para tal basta espetar os palitos bem firmes tanto na vela como no casco.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails