Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Soja com Camarão, Goji e Endro


 

Digam lá que a cor deste prato não é fantástica? A velha máxima: os olhos também comem. Esta receita pode ser utilizada como uma refeição principal ou como entrada.

Quanto à soja essa excelente leguminosa, utilizei congelada.

As bagas vermelhas -goji- são bagas laranja/avermelhado intenso, de tamanho semelhante a uma passa e com um sabor similar a uma combinação entre o mirtilo e a cereja (foi o que li no folheto que estava junto à embalagem que adquiri). Parecem piripiris mas as goji são adocicados. São provenientes do norte da China. Tem bastantes qualidades nutritivas e um excelente elemento visual, tanto para usar em saladas, decoração de doces, acompanhar com iogurte natural/grego, misturadas com arroz branco e até mesmo em pratos de carne.

O endro, erva aromática que também é conhecida como aneto, é parecida ao funcho. Combina muito bem em pratos de peixe e para aromatizar saladas, batatas, e mais uma vez visualmente resulta bem pela delicadeza dos seus raminhos.

Ingredientes: (para 4 pessoas)

1 embalagem de 450 gr. de soja congelada
450 a 500 gr. de camarão cozido com casca
1 punhado de bagas goji
2 raminhos de endro
sumo de limão (ou vinagre de cidra)
azeite

Preparação:

Coza a soja em água a ferver com um pouco de sal tal qual como se estivesse a cozer favas ou ervilhas. Verifique provando uma ou duas. Escorra a água e num passador de rede passe-as por água fria. Reserve.

Descasque o camarão. Prepare o molho misturando bem azeite e sumo de limão. Mergulhe as baga goji no molho uns 3 minutos para voltarem a hidratar um pouco.

Junte os camarões à soja e regue com o molho e as goji. Decore com o endro.

2 comentários:

  1. Bem, muito se aprende por aqui. Nunca tinha ouvido falar destas goji, e o meu pai é chinês, mas pela descrição já fiquei tentada. Vêm como, em conserva?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails