Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Torta de Cenoura com Canela


Esta é a clássica torta de cenoura com canela. No final decorei com groselhas frescas e lâminas de amêndoa que servem também como marcador das fatias.

Ingredientes:

500 gr. de cenoura
400 gr. de açúcar
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
1 laranja

Preparação:

Descasque as cenouras e coza-as com uma pitada de sal. Escorra e passe-as pelo passe-vite ou reduza a puré com a varinha. Junte o açúcar, a raspa e sumo da laranja e os ovos inteiros. Incorpore bem com uma batedeira. Por fim junte a farinha e bata um pouco mais.

Deite este preparado num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal (untado e polvilhado com farinha). Deixe cozer uns 20 minutos em lume médio. Não deve cozer demasiado, é preferível que fique tipo pudim ligeiramente húmida. Teste com um palito.

Deite a torta sobre um pano polvilhado de açúcar. Retire o papel vegetal, polvilhe com uma boa camada de canela e em seguida com a ajuda do pano enrole a torta delicadamente, alisando e dando-lhe a forma com as mãos. Na última volta role-a  directamente para a travessa.

Decore a gosto com uns pauzinhos e canela, com rodelas de laranja, cerejas em conserva, etc... Nesta usei groselhas e amêndoa laminada. Esta foi uma torta levada para um lanche no local de trabalho, para distrairmos um pouco deste pesado ambiente de crise e anúncios de aumentos de impostos :(  :(. Verdade, verdade é que as minhas colegas já me perguntavam à algum tempo "quando é que trazes aquela tua torta de cenoura?"

3 comentários:

  1. Ficou muito elegante esta torta, e a decoração está um mimo, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Adoro este tipo de tortas, está mesmo como eu gosto e bonita :*

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails