Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mandioca com Açafrão das Índias e Algas Japonesas


O que é que a África tem a ver com a Índia e o Japão? Podem ter várias coisas em comum ou mesmo nada. Neste meu prato juntei os três.

Ingredientes:

1 mandioca média
1 colher de chá (cheia) de pó de açafrão das Índias
1 lata pequena de leite de coco
algas secas de preferência Japonesas
cominhos q.b.
sal

Preparação:

Adquiri algas Hijiki, de origem Japonesa. Encontram-se nas secções de dietética ou em lojas especializadas tipo "Celeiro Dieta". As algas são colocadas 30 minutos de molho e cozidas 15 a 20 minutos nessa água. As Hijiki ficam com aspecto de esparguete.

Coza a mandioca cortada em cubos em água com sal. A cozedura é idêntica à das batatas, talvez até mais rápida. Não deixe demasiado tempo caso contrário ficará desfeita.

Deite o leite de coco numa panela ou frigideira anti-aderente. Ligue o lume. Num pouco de leite de coco dissolva bem o pó de açafrão. Junte ao resto do leite. Quando estiver quente adicione a mandioca e tempere com cominhos a gosto. Rectifique o sal. Deixe apurar um pouco. É preferível deixar a mandioca al dente uma vez que no molho de coco acabará por finalizar a cozedura.

Sirva em taças individuais e disponha as algas frias por cima para fazer contraste de cores.

Três ingredientes aparentemente sem qualquer relação até entrarem nesta minha cozinha... sem tabus.

1 comentário:

  1. Eu adoro mandioca.
    Lembro-me como se fosse hoje da primeira vez que provei e nunca mais a deixei!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails