Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 15 de junho de 2010

Simplesmente Figos


No primeiro fim-de-semana de Junho provei os primeiros figos do ano. Hoje a receita não leva açúcar, nem farinha, muito menos canela. Não precisa de sujar tachos e panelas, porque são... simplesmente figos.

Na minha família sempre tive acesso fácil a figos e se me perguntarem os três frutos que mais gosto diria sem dúvida: cerejas, morangos e figos (sem qualquer ordem de preferência). Adoro saborear os figos acabadinhos de sair do frigorífico.

Recordo-me de em criança uma das minhas avós me convidar com alguns dias de antecedência e dizia-me: "Filho, amanhã vamos apanhar os figos... vens com a avó." Aquilo não era uma pergunta, nem uma ordem, era um facto. E eu adorava ir sózinho com ela a uma determinada parcela de terra que tinha essencialmente figueiras. Como qualquer criança trepava pelas árvores acima e mesmo a ouvir a avó dizer: "Se não desces já daí para o ano que vem ficas em casa...". E assim me recordo dos primeiros calores de Junho e de testar o sabor dos figos junto à figueira.

Para perceber a importância das figueiras na família, o meu pai actualmente (e seguramente pela influência dos meus avós), tem junto sua residência sete figueiras, enquanto que outras árvores o mais que se repetem são duas oliveiras. Além destas sete para consumo doméstico, tem um campo onde plantou umas 40 a 50 figueiras. Teria eu uns 13 anos e ajudei-o a plantá-las, hoje estão umas árvores enormes (são como que as suas coqueluches) e o que delas colhe comercializa.

A figueira requer muito poucos cuidados, praticamente nenhuns além da poda. Os melhores figos vêm de árvores que não são regadas e que vivam em terrenos de sequeiro, terrenos irregulares, com algumas rochas à mistura. A árvore tem uma enorme capacidade de procurar e reter água.

Quanto às espécies que conheço e que tenho acesso: o figo lampo pardo, lampo preto, pingo d'mel e o figo dos caçadores (não sei o nome da espécie, mas foi-lhe dada a alcunha à figueira dos caçadores porque os seus figos são de Setembro, época da caça e sempre testados pelos senhores de tal desporto. As cascas à volta da árvore e os cartuxos de pólvora das caçadeiras à volta de uma figueira dessas ter-lhe-ão dado a alcunha).

Os primeiros a aparecer são o lampo pardo, durante o Junho até dia 20 mais tardar. Também durante Junho vem depois o lampo preto, aqueles que tem a pele como se fosse uma beringela. Em Julho os pingo d´mel são de cor verde muito claro, alguns amarelos e dos mais doces entre todos, alguns costumam revelar uma gota de uma calda/resina derivado da elevada concentração de açúcar, daí o seu nome pingo d'mel. Em final de Agosto e início de Setembro algumas árvores dão uma segunda camada de figos. Por fim a tal figueira dos caçadores só começa a dar fruto lá para 15 de Setembro. Conta o meu pai que em anos que o Verão se prolonga, já teve figos no 5 de Outubro. Estes figos tardios, são excepcionais, são de casca verde alface mas por dentro são de um vermelho muito vivo, tal qual o morango. O seu sabor é um ligeiramente agridoce, como se lhe tivéssemos colocado duas gotinhas de limão. São óptimos porque saboreiam-se numa altura que já se pensa que... figos só para o ano que vem...

Quanto a receitas de figo, até hoje fiz muito pouco. Lembro-me de ter preparado um tarte em que a cobertura eram figos às rodelas, já usei em entradas com queijo, são bons nas saladas, na salada de fruta. Nunca fiz doce de figo (curioso!), para quem até consegue ter figos com alguma facilidade! Para mim eles já tem uma história de família, já nasci e cresci com figueiras por perto, daí talvez o facto de os apreciar no melhor que eles são,... simplesmente figos.

3 comentários:

  1. Eu adoro figos!
    Temos uma figueira na quinta que fica praticamente por minha conta, mas desses só provarei lá para o fim de Agosto.
    :)

    ResponderEliminar
  2. OLÁ, EU TAMBÉM ADORO FIGOS. MINHA AVÓ (NÉE 1.900)E VIVEU GRANDE PARTE DE SUA VIDA EM FAZENDA (QUINTA0), FAZIA DOCE DE FIGO COBRINDO A PANELA COM SUAS FOLHAS, O QUE DAVA UMA APURADA NO GOSTO.a AH, COMO ERA BOM!!!! SAUDADES!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu e a filha gostamos muito de figos, assim simples ... Este ano, cansada de abrir os filhos para a Margarida comer, decidi lhe ensinar como fazer... segurar no "tronquinho", com a faca cortar em cruz ou simplesmente com a mão abrir a cruz, "desfolhar" e saborear... Acredita tive um dos melhores serões da minha vida. Os figos também são como as cerejas ... conversa-se enquanto existem no alguidar...
    Obrigada pela tua história é linda

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails