Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Choco com Batatas Fritas



Este choco de inspiração em terras do sul, não é exactamente a receita dos choquinhos à algarvia já que não tem coentros nem os chocos são inteiros. É um frito, quase um estufado bem apurado. Fica óptimo acompanhado de batatas fritas.


Ingredientes:

1 kg de choco limpo e cortado aos bocados
5 dentes de alho
3 colheres de sopa de salsa picada
azeite
sal
½ copo de vinho branco
pimenta moída na altura
pitada de piri-piri

 
Preparação:

Limpe bem o choco e corte-o ao bocados de tamanho médio, use também as cabeças com os tentáculos. Numa frigideira anti-aderente deite uma boa porção de azeite, junte os alhos, o choco e tempere de sal, pimenta, um pouco de piri-piri e a salsa. Misture e só depois ligue o lume. Deixe fritar em lume médio.

A meio da cozedura regue com meio copo de vinho branco. Tape e deixe apurar bem, até que o molho reduza e o choco fique de cor castanho-avermelhado.

Acompanhe com batatas fritas caseiras e uma salada de legumes. Eu deixo o molho quase que secar completamente, no entanto deixo algum porque delicio-me a molhar bocadinhos de pão na mistura do azeite, alho e salsa. Uhmmmm…

5 comentários:

  1. Estou mesmo desejando voltar ao meu Portugal tão querido.
    Uma sugestão divina.

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  3. gostei da ideia e da apresentação, bastante agradavel aos olhos e não so, parabens

    ResponderEliminar
  4. tao apetitoso. ja me deixou agua na boca para o jantar
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails