Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Doce de Ameixa Branca com Pinhões


Se a ameixa é branca, porque é que o seu doce fica vermelho/alaranjado? Penso que tal se deve à uma cozedura lenta e demorada e/ou por algum processo de oxidação da fruta com o açúcar. À parte dos pormenores técnicos, tinha 2 kg de uma boas ameixas, ou eram comidas rapidamente ou... enchiam cinco potes de compota.

Ingredientes:

2 kg de ameixas (deu 1,4 kg depois de descascadas e descaroçadas)
1 kg de açúcar
sumo de meio limão
3 estrelas de anis
1 colher de sopa de pinhões por pote de compota


Preparação:

Descasque e retire todos os caroços das ameixas. Coloque a fruta e o açúcar numa panela. Junte o sumo do limão e as estrelas de anis.

Deixe cozer lentamente por aproximadamente uma hora. Mexa com uma colher de pau de vez em quando e retire alguma espuma que eventualmente se forme. Desligue o lume quando o líquido que se formou já tiver reduzido o suficiente para o doce ficar com uma consistência própria, normalmente o ponto estrada. Hoje deixei ligeiramente mais líquido já que depois de arrefecer sempre endurece um pouco mais. Juntei os pinhões antes de passar para os potes de vidro.

À semelhança do doce de morango, em que também utilizei as estrelas de anis, penso que neste doce não resulta tão bem. O sabor do anis sobressai. Mesmo sendo um sabor da minha preferência, para mim um doce se provado de olhos fechados deve ser rapidamente identificado. No caso desta compota que ficou óptima, tenho de confessar que se o provasse de olhos fechados iria ter sérias dúvidas em perceber que fruto se tratava.

Se forem fãs de anis usem, mas acho que resulta melhor com os morangos. Se não quiserem arriscar façam o doce sem o anis.

No final a combinação com os pinhões resulta. Este doce vai ser mais devorado à colherada do que barrado em tostas, penso eu de que...

2 comentários:

  1. Que maravilha, deve ser uma delicia. Não sabia que a ameixa branca ficava dessa cor lolol. Deve ser uma delicia e então com pinhões humm

    ResponderEliminar
  2. Que luxo, linda e bem deliciosa.
    Uma sugestão bem divina.
    Obrigada pela visita e feliz Domingo ♥

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails