Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Petit Gateau After-Eight


Petit gateau há muitos! Mas de after eight para partilhar com os meus seguidores só aqui na minha Cozinha sem Tabus. Sempre achei que esta receita me iria sair mal, mas depois de fazer os meus primeiros petit gateau acho-a agora incrivelmente fácil.

Uma vez afastado o tabu da dificuldade, posso dizer que em qualquer jantar faz um brilharete. Truque: prepare-os antes dos convivados chegarem e enquanto degustam o prato principal, discretamente meta-os no forno. Só precisa de 7 a 8 minutos. Quando chegarem à parte da sobremesa,... tcharammmm, acabadinhos de sair do quente para o momento alto: a primeira garfada.


Ingredientes:

100 gr de chocolate negro (usei com 70% cacau)
16 after-eight
3 ovos
100 gr de açúcar mascavado escuro
1 colher de sopa de farinha + 1 colher para polvilhar as formas
50 gr de manteiga + 2 colheres de sopa para untar
açúcar em pó para decorar (opcional)


Preparação:

Bata bem os ovos inteiros com o açúcar mascado com uma vara de arames. Junte uma colher de sopa cheia de farinha de trigo, continue a bater bem para que não forme grumos.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Ligue bem e junte à mistura anterior. Volte a incorporar de forma homogénea.

Unte 8 formas de queque com manteiga e polvilhe com farinha. Deite o preparado até ¾ das formas. Em cada uma enterre dois after-eigt dobrados ao meio.




Leve ao forno pré-aquecido a 200º, coza religiosamente entre 7 a 8 minutos, se se distrair um pouco sobremesa arruinada! Desenforme e polvilhe com açúcar em pó (opcional). Sirva quente, simples ou com uma bola de gelado. Para quem não gosta de menta nem de after-eight, garanto que o sabor é mais discreto.



Se ainda não o(a) convenci, se detestar mesmo os after-eight, faça o seguinte: em vez deles coloque um quadradinho do mesmo chocolate que usou na receita. Uma última dica: se sobrarem, congele-os. Basta levá-os ao microondas um minuto na potência máxima e é como se tivessem nascido de novo. E agora qual é a desculpa para não experimentar?

  

9 comentários:

  1. Desculpas não há! Nunca fiz petit gateau, mas sempre que os vejo por aqui fico a babar literalmente.
    Um boa quinta-feira.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste blog! Já o estou a seguir!

    Já guardei esta receita. Bj

    ResponderEliminar
  3. Isso é o que eu considero uma sobremesa perfeita :)

    ResponderEliminar
  4. Mais uma para experimentar Miguel o teu bolo de chocolate uma delicia,jinhos amigo

    ResponderEliminar
  5. "note to self" - passar no supermercado e comprar after eight, lololololololol
    Tu arruinas todos os meus pensamentos que dizem "é agora q vais atinar e perder os 10kg que ganhaste"...
    Parecem uma delícia! Vou ter de fazer :)

    ResponderEliminar
  6. Eu tinha realmente essa dúvida sobre as sobras: se ele frio continuaria com o recheio escorrendo... Agora sei que pode ir ao microondas.

    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que sobremesa fantástica, assim que comprar after-eight vou experimentar
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Desculpas?! Nenhuma!!! É já a seguir...
    ju

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails