Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Torta de Avelã



Da última vez que andei a mexer em avelãs, ficou-me a torta agendada. Depois dos queques de avelã com Nutella, esta torta em sabor é muito parecida já que também usei o creme de chocolate e avelã como recheio.


Ingredientes:

250 gr de miolo de avelã
4 ovos
1 chávena mal medida de açúcar
1 chávena de leite
1 colher chá de aroma de baunilha
4 colheres de sopa cheias de farinha com fermento


Preparação:

Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo. Junte o leite alternadamente com as quatro colheres de farinha numa velocidade mais reduzida. Enquanto bate deite a colher de chá de aroma de baunilha.

Junte o miolo de avelã e continue a bater. Por fim envolta com uma colher-de-pau as claras batidas em castelo.

Forre uma forma rectangular com papel vegetal e deite a massa. Leve a cozer a 180º por 15 a 20 minutos. Verifique com um palito se a massa cozeu. Não deixe ficar tempo a mais, evita-se que fique bem cozida e depois ao enrolar a probabilidade de quebrar-se é maior.

Desenforme sobre um pano polvilhado de açúcar. Cubra com o creme de chocolate e avelã (usei marca branca que faz o mesmo efeito da conhecida marca N., e a quase metade do preço). Enrole com cuidado e com as mãos em cada dobra vá dando a forma, alisando ao longo do cilindro. Uma vez que não coloquei gordura nesta torta (nem manteiga nem óleo), a tendência é fique menos elástica daí ter referido para não a deixar cozer demasiado.




Finalmente decore com um fio de creme de avelã em zigue-zague. Improvise um mini saco de pasteleiro com uma folha A4. Dobre a folha em cone, como se estivesse a fazer um cartuxo para castanhas assadas. A ponta deve ficar fechada. Segure o cone com uma fita-cola. Corte ao meio já que não vai precisar de tanto espaço. No vértice, com uma tesoura corte a ponta por onde sairá o creme. O tamanho do corte fará a espessura do fio de creme que irá decorar a torta. Deite uma colher de creme no cone de papel, feche por cima dobrando várias vezes. Agora é só pressionar um pouco e o creme sairá com a espessura que definiu. Faça desenhos geométricos ou escreva algo.




Se preferir saborear o creme mole, mantenha a torta à temperatura ambiente. Se preferir o creme com uma consistência rija, leve-a ao frigorífico. Eu gosto das duas maneiras. No Lidl existem embalagens de avelã moída a preço muito acessível.

12 comentários:

  1. Que bom aspecto! Tenho de fazer!

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto fantástico! E obrigada pela dica das avelãs do lidl.... é que é já a seguir que esta receitinha vai sair!...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. que maravilha,óptimo aspecto Miguel adorei,bjs

    ResponderEliminar
  4. Está com um aspecto verdadeiramente tentador!
    Uma pergunta: tiras a pele da avelã ou deixas (pela cor parece-me que deixas... mas não tenho a certeza).

    beijocas

    ResponderEliminar
  5. A torta ficou com um aspecto fantastico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. gostei da dica do cone! :)

    ResponderEliminar
  7. Com este aspecto delicioso, fiquei mesmo com vontade de comer uma fatia!
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipoka,
    A avelã é com pele. Fica parecida às tortas de amêndoa.

    ResponderEliminar
  9. Que delícia... Muito apetitosa.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Esse miolo de avelã já me tinha chamado a atenção... mas não me tinha passado pela frente nenhuma receita interessante. Esta parece óptima. Mas preferiria barrar com manteiga de amêndoim crunchy... Ficará muito enjoativo? Não dá para fazer essa decoração, claro.

    ResponderEliminar
  11. ACI, não sou o melhor para aconselhar sobre manteiga de amendoim... Mas se a(o?) ACI parece gostar, a imaginação é o limite. Se o prefere então força, experimente e barre com a manteiga de amendoim. Sugestão: barre também o exterior da torta e porque não colocar uns amendoins alinhados no topo? O meu lema é "Sem Tabus", o que é enjoativo para mim pode não ser para si, portanto arrisque e dê feed-back.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. ai que rica torta linda
    abriu-me ca o apetite.
    vai ja para a minha lista
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails