Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 1 de junho de 2010

Nuvem de Cerejas





Aqui  vai a minha primeira invenção do ano com cerejas. Apeteceu-me algo bem carregado delas. No Sábado meti mãos à obra e sem quaisquer consultas imaginei isto, a que chamei "Nuvem de Cerejas". Na realidade esta receita é uma adapatação do molotoff. Como publiquei na semana passada a receita original, embora o da foto já tivesse mais algum tempo na barriga dos que o comeram, serviu de inspiração para a nuvem.

As adaptações: em vez do caramelo misturado com as claras usei o líquido de uma redução das cerejas com açúcar. O pseudo-molotoff ficou com uma cor de mirtilo. Com os divinos frutos fiz a cobertura. Vamos à receita.

Ingredientes:

10 claras de ovo
10 colheres de açúcar para as claras
10 colheres de açúcar para as cerejas
750 gr de cerejas
50 ml de água
2 colheres de açúcar + 1 colher de água para a redução final da cobertura

Preparação:

Usei uma forma de 26 cm de diâmetro sem buraco no meio ao contrário do que é habitual nos molotoff. A forma foi barrada com manteiga.

Comecei por lavar as cerejas e retirar o pezinho. Com uma faca dei um corte ao alto em cada uma. Juntei 10 colheres de sopa de açúcar e os 50 ml de água. Leve em lume brando até cozer as cerejas sem as desfazer para que o líquido reduza e fique ligeiramente espesso. Ao fim de uns 20 - 25 minutos deverá ficar com um máximo de 50 ml desse xarope de cereja.




Entretanto ao mesmo tempo bata as 10 claras em castelo firme junto com as 10 colheres de açúcar, tal qual como se estivesse a fazer um molotoff normal (veja aqui a receita). Num passador de rede coloque as cerejas e aproveite o líquido que escorreu. Junte às claras e misture com uma colher-de-pau. Vai ficar com uma cor que me fez lembrar de imediato os mirtilos. Despeje na forma e alise bem.




Se seguir à risca as minhas dicas para confeccionar um molotoff, garanto-lhe que o dito não reduz drasticamente para pena de muitos gulosos. Depois de desenformar ficou assim.



Entretanto vem a parte mais penosa da receita. Com muita paciência retire os caroços de todas as cerejas, com a ajuda de uma faca ou simplesmente fazendo alguma pressão com os dedos. O caroço salta naturalmente. Volte a colocar as cerejas no tacho com mais duas colheres de açúcar e uma colher de água. Ligue o lume e faça uma nova redução, desta vez mais rápida (uns 5-7 minutos). Deverá obter algum líquido para que possa escorrer um pouco pelas paredes da nuvem de cerejas. No meu caso tinha um restinho de uma mistura de frutos silvestres que andavam no congelador sem destino. Juntei-os nesta redução final. Mas no essencial a cobertura é 95% de cereja.

As três primeiras fotos falam por si. Servi bem fresco e os meus convidados adoraram. Até eu fiquei surpreendido. Ficou enorme, pensei que me ia sobrar "Nuvem de Cerejas" para o resto da semana!!! Dá perfeitamente para 8-10 pessoas com uma fatia bem avantajada por conviva.

Uma opinião final: não é enjoativo e não ficou muito doce, a cereja sobressai. O líquido vermelho que juntei nas claras nota-se pouco em sabor mas ganha na cor de mirtilo como referi no início da receita. Experimentem e digam como foi a vossa experiência nas... nuvens. Um abraço a todos os visitantes desta cozinha... sem tabus. 

7 comentários:

  1. Se querias algo carregado de cerejas, conseguiste!
    A sobremesa ficou com muito bom aspecto, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel, venho conhecer o teu canto... K delícias tens por aqui :)... Gostei muito mesmo...
    E adorei o nome k deste ao blog :)
    Nem vou falar desta nuvem, porque amo cerejas e tou com água na boca...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma delícia! Anotado! bjinho

    ResponderEliminar
  4. Este fds voltei do Porto com um carregamento de cerejas deliciosas que tb já me inspiraram na cozinha!
    Que boa sugestão. :)

    ResponderEliminar
  5. Não aprecio o molotof tradicional, mas gosto da textura do dito.
    Esta versão com cerejas convenceu-me por completo e já estou a imaginá-la na versão ginjas hehehe

    ResponderEliminar
  6. Miguel, estou em palavras! ADORO cerejas, doce de cerejas e a textura leve do molotof, por isso só de imaginar tudo junto, acho que não há combinação que me enchesse mais as medidas, parece-me a sobremesa perfeita!!! Excelente variação!

    ResponderEliminar
  7. Já sigo! Adoro o seu blog! Por favor não pare de por receitas! Especialmente doces! É aqui a este site que eu venho buscar a maior parte das receitas para a minha mãe! Continue assim! Ah. A minha família inteira adora cerejas, portanto vamos fazer esta receita! Um beijinho. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails