Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Salada d' Água


Não é uma salada, não é uma sopa nem um gaspacho. É um pouco dos três. A minha baptizada salada d´água é daquelas sugestões para os dias quentes de Verão em que apetece uma refeição leve e fresca. Excelente quando o frigorífico está vazio ou não nos apetece ligar o fogão.

Esta salada prepara-se num ápice e no meu caso gosto de acompanhar por exemplo com sardinhas de conserva. Portugal já teve uma enorme indústria conserveira que actualmente está praticamente morta, infelizmente. Nos meus tempos de estudante do secundário fiz um trabalho (penso que no 10º ano) sobre o ciclo produtivo de uma fábrica de anchovas. Sim, anchovas. E só preparavam aquele tipo de peixe mais nada. Aquelas com a alcaparra enrolada no meio, simples e com alguns "floreados". Era uma unidade industrial que empregava cerca de vinte e tal pessoas e 95% da produção era exportada. Fiz imensas fotos de todo o ciclo, a salmoura, o embalamento, etc... Passados poucos anos a referida fábrica encerrou como tantas outras. Hoje em dia já raramente se vê conservas de anchovas nas prateleiras dos supermercados.

Como hoje não houve companhia, fiz apenas para uma dose individual.

Ingredientes:

2 tomates
1/2 pimento verde
1/2 pepino pequeno
cebola (opcional)
sal grosso ou flor de sal
vinagre de vinho branco
orégãos secos
água fresca

Preparação:

Limpe os tomates das sementes e do seu líquido. Pique em pequenos cubos. Se não gostar da pele do tomate retire-a previamente. Na minha opinião pessoal mantenho a pele porque fica mais crocante ao mastigar.

Corte também o pepino e o pimento em cubinhos do mesmo tamanho do tomate. Junte tudo num recipiente fundo. Tempere com um boa porção de azeite, com bastante vinagre e orégãos à descrição. Adicione sal grosso ou flor de sal.

Envolva com uma colher e por fim junte água fresca do frigorífico. Deve cobrir os legumes e ainda um pouco mais. Penso que pela foto é perceptível a proporção a utilizar.

Eu que até consegui eliminar o sal das saladas, nesta confesso que tenho de sentir bem todos os temperos. O caldo deve sentir-se ligeiramente avinagrado um bom azeite e bastantes orégãos encerram esta receita. Também costumo juntar cebola na mesma versão em cubinhos mas hoje optei por suprimi-la.

Sirva no prato de sopa ou em tacinhas. A cada colherada parece que está a saborear uma sopa, mastigar uma salada e os sabores de um gaspacho. Seguramente um pouco dos três.

1 comentário:

  1. Gostei do nome original :-) E tem aspecto de ser boa!
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails