Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 29 de junho de 2010

Tomates com Ovos


Quando há abundância de bons tomates e bem maduros, não dispenso uns bons tomates com ovos. São simples de fazer e gosto de acompanhar com peixe (frito, assado, barrinhas de pescada).

Não sou muito rigoroso nas quantidades, basicamente em função do número de pratos a servir escolho o tacho e os ingredientes vão a olho para lá.

Ingredientes: (para duas refeições, quantidades aproximadas)

1 cebola grande
meio pimento verde
1 kg de tomate maduro
2 ovos
azeite
sal

Preparação:

Pique a cebola grosseiramente de modo a cobrir bem o fundo do tacho. Pique também o pimento da mesma forma de modo a cobrir 1/2 fundo do tacho. Regue com uma boa quantidade de azeite. Deixe refogar em lume médio, até a cebola e pimento ficarem translúcidos.

Junte em seguida os tomates sem pele cortados também em bocados grosseiros. Aproveite todo o líquido e sementes deles. Tempere de sal, mexa e tape para cozer. Vigie e mexa de vem em quando.

Se os tomates forem bons não precisará de adicionar água, o caldo deste prato virá integralmente deles.

O tempo de cozedura é aproximadamente 10 minutos. Se vir que fica seco adicione meio copo de água quente. Tente evitar juntar água, use tomates bem maduros, daqueles muito vermelhos e já a ficarem moles. O caldo só à base do tomate ficará mais rico.

Por fim use um ovo bem batido por pessoa. Deite os ovos em fio para o tacho em movimentos circulares. Tape e deixe cozer mais 2 minutos. Com um garfo faça cortes na vertical e na horizontal para separar os ovos que cozeram no molho de tomate. 

Este prato é um dos poucos em que coloco mais sal do que devia (acho que não deveria estar a dizer isto,... a bem da saúde.)  Como à colher e a parte líquida do molho é uma delícia.

Acompanhei com uns bocadinhos de bacalhau fritos num polme, na foto parecem pataniscas mas não são.


 


2 comentários:

  1. Eu costumo fazer umas belas tomatadas, mas em vez de mexer os ovos, escalfo-os em cima do tomate.
    Com uma fatia de pão por baixo, é um petisco e tanto!!
    Estou sempre à espera que chegue o tomate maduro para fazer. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma receita simples que me parece muito agradável e que eu não conhecia minimamente!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails