Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DESAFIO: DICAS ANTI-CRISE


Lanço na “Cozinha Sem Tabus” um desafio aberto as todos os leitores com ou sem blogue ou Facebook. Pretendo reunir todas as contribuições individuais para agregar um conjunto de conselhos ou recomendações úteis para fazermos face aos tempos de crise económica que continuam e se irão agravar.

Face às dificuldades do dia-a-dia como o desemprego, a baixa de salários recentemente anunciada para os funcionários públicos, o congelamento dos aumentos salariais no sector privado, o acréscimo de impostos (IVA, IRS, taxas) e redução de benefícios sociais (abonos de família, subsídios, preço dos medicamentos, etc.), levou ou vai ter de levar a repensar os nossos orçamentos familiares.

Além de boas práticas de poupança que acredito que muitos já pratiquem, desafio a que sejam inventivas(os) para descobrir mais formas de poupar. Muitas cabeças juntas pensam melhor que uma sozinha.

O prémio do desafio será obtido por cada um que se disponha a obter resultados. Antes de apresentar as regras do desafio queria que reflectissem nestes quatro pontos:

  • Reconheço que o meu poder de compra e bem-estar é inferior ao do passado? Prevejo num futuro próximo que essa redução venha a ocorrer?
  • Já pratico acções de poupança e redução de desperdícios? Disponho-me a começar?
  • Sei como medir as minhas acções de poupança e redução de consumos?
  • O que fazer aos resultados obtidos?

Regras do desafio:

Participantes: todos os leitores do blogue “Cozinha Sem Tabus”, não é necessário que tenham blogues.

Período de participação: de 2ª Feira dia 11-10-2010 a Sábado 23-10-2010.

Como participar: enviar um e-mail com o assunto “Dicas Anti-Crise” para miguel.geral@gmail.com durante o período indicado.

Será bem vindo que também deixem comentários no blogue “Cozinha Sem Tabus” mas as participações só serão contabilizadas se forem canalizadas para o e-mail indicado.

Conteúdo da participação:

  • deverão no e-mail indicar o endereço do vosso blogue e o vosso nome com que queiram ser identificados(as). Quem não tiver blogue indique apenas o nome (real ou fictício/nick name).
  • Deverão sugerir no mínimo duas dicas de poupança úteis para todos porem em prática. Dicas que já utilizem ou que pensem ser úteis passar à prática. Podem indicar mais que duas dicas se assim o desejarem. Se quiserem podem deixar um pequeno texto explicativo para cada dica, mas não é obrigatório.

Resultados do desafio: até final de Outubro será publicado no blogue “Cozinha Sem Tabus” e no Facebook um agrupamento das dicas enviadas, organizadas segundo vários critérios como as mais sugeridas, as mais práticas, as mais fáceis de implementar, etc… Serão divulgados os endereços dos blogues e os nomes dos individuais participantes. Não serão divulgados endereços de e-mail.

No final deixarei o meu próprio contributo, não basta apenas saber o que fazer, é preciso saber como fazer, quando e durante quanto tempo. É necessário envolver a família numa atitude de motivação e partilhar os resultados.

Uma vez que estamos num ambiente de blogues culinários podem dar enfoque às poupanças que se obtém na cozinha mas, as dicas são expansivas a outras áreas. Exemplos:

  • Dicas para os consumos energéticos
  • Dicas sobre alimentos
  • Dicas sobre hábitos alimentares (comer fora, levar lanches para o trabalho, …)
  • Organização e gestão das compras, locais de compra, marcas brancas
  • Reavaliação das actividades e lazer
  • … e todas as outras que possam conduzir a poupanças nos nossos orçamentos

PARTICIPEM e verão que a gestão por objectivos e a obtenção de resultados é satisfatório para cada um de nós.



6 comentários:

  1. Boa ideia! Participar já vai fazer com que pensemos no assunto....

    ResponderEliminar
  2. De facto uma boa ideia, Miguel. Em termos de poupança na cozinha, há um grupo de food bloggers que têm (ou tinham, não sei se têm actualizado) uma rubrica muito interessante, o "4 por 6", ou seja sugestões de refeições para 4 pessoas por 6 euros...

    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia, Miguel! Tentarei dar o meu contributo ;)
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. Já enviei minha participação para seu e-mail.
    Parabéns pela iniciativa.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá Miguel
    Já enviei a minha participação, não sei se são ideias muito inovadoras, são as que eu uso habitualmente :-)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails