Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Batatas Lyonesas


Esta receita foi preparada para participar no desafio da Isabel no seu blogue "Receitas da Belinha Gulosa" que está a comemorar o seu terceiro ano de "blogueira" ou "bloguista" (???). Os parabéns.

Como o desafio propunha alguns ingredientes, eu agarrei a "batata" e aqui vai o meu espírito participativo. A Isabel prometeu-nos um livro em PDF com a colectânea das receitas deste desafio. Cá ficamos à espera das maravilhosas sugestões das(os) colegas blogueiros!

Antes de passar à receita, um pouco da história destas batatas. Chamei-lhes batatas Lyonesas porque foram de inspiração na cidade francesa de Lyon. No Verão passado (está agora a fazer um ano em Julho) nas minhas férias fiz uma escala num voo em Lyon. Programei as coisas e aproveitei para ficar na cidade dois dias e meio. Como segunda maior cidade francesa, gostei bastante da sua envolvência entre dois rios, os monumentos, a cidade velha, etc...

Foi exactamente na parte mais antiga e histórica de Lyon - a cidade velha - que se encontra a maior concentração de restaurantes, ruas com algum ar medieval, igrejas e muitos turistas. Os restaurantes proliferam em esplanadas. Fiquei deveras impressionado com a cozinha da cidade, à primeira vista parece muito pesada, com muitos enchidos, pernil, dobrada, feijoadas, muita utilização de carne de porco e tudo parecia ser demasiado gorduroso. Depois com mais calma na mesa dos restaurantes, escolhem-se coisas que acabam por nos surpreender. No meio de um prato aparentemente "pesado", uma boa salada desenjoa. Neste contexto vi e comi umas batatas que iam com muita frequência para as mesas, eram servidas numas travessas individuais de barro e via-se que tinham sido acabadas de tirar do forno. Não perguntei a receita mas deduzi por mim mesmo como eram feitas. Não prometendo que sejam iguais às originais, aqui vai a receita.

Ingredientes:

8 batatas médias
1 embalagem de "base para molho de cogumelos"
1 pacote de natas (200 ml)

Preparação:

Dissolva a base para molho de cogumelos com as natas. Reserve. Pele as batatas e corte em rodelas finas como se fosse fritá-las. Salpique o fundo de um pirex ou uma travessa de barro com um pouco de molho e comece a dispor uma camada de batatas ligeiramente sobrepostas umas sobre as outras. Volte a colocar um pouco de molho e repita esta operação para que fique com pelo menos quatro camadas de batatas. No final com a maior parte do molho regue última camada. Leve ao forno 30 a 45 minutos a 185º.

Se cortar as batatas mais finas e fizer mais camadas ficará mais interessante. No final as batatas devem ficar com um aspecto de bem assadas, quase a desfazerem-se.

Sirva acabado de sair do forno directamente da travessa ou então corte quadrados e disponha nos pratos. Na minha foto decorei com um quadrado de cebolinho e uma folha de coentro. Deixo-vos ainda mais três fotos das fases intermédias da preparação.

E... se um dia passarem por Lyon não deixem de visitar a cidade velha e ir aos restaurantes que ficam junto à entrada do funicular que sobe para a Basílica de Notre Dame de Fourvière, talvez o monumento mais emblemático da cidade num ponto alto donde de tiram umas fotos fantásticas. Aproveitem e visitem a cidade de "Vienne" a 43 Km a sul de Lyon. Parece Viena (da Áustria) mas não é. É em França. Vai-se de comboio (30 minutos) a partir da gare de Perrache. Vienne também está junto a um rio, tem anfiteatros romanos e templos romanos (como o nosso de Évora) dentro da cidade. A Easyjet tem voos baratos para Lyon, desde que compre com muita antecedência ou aproveite as campanhas que fazem três a quatro vezes por ano com 25% de desconto nas tarifas. Lyon não é cidade para se estar uma semana mas pode fazer várias visitas a partir de lá, por exemplo a Vienne ali tão perto, Marselha ao sul, na Suíça Geneve a este. O comboio é um excelente meio de deslocação, rápido, frequente e sem ser muito caro (excepto os TGV).

Então, aceitam ir a Lyon provar as verdadeiras batatas Lyonesas? 



3 comentários:

  1. Muito bonito, gostei imenso os meus parabens pelo seu blog, fico seguindo com muito gosto!!!
    Beijinhos, Beth

    ResponderEliminar
  2. Alguns familiares meus vivem em França, em Lyon precisamente, esta é uma receita que conheço bem...a minha tia faz muitas vezes Gratin de batata, e de vez em quando a minha mãe faz umas variações de Gratin :P

    É muito bom, eu gosto!

    ResponderEliminar
  3. Fantásticas, Miguel! Ficam, sem dúvida, na minha "to do list". Vim visitar o blogue e gostei bastante...espreita o meu também!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails