Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 22 de junho de 2010

Queijo Curado com Abacate e Tomate Cherry no Forno


Que destino dar a um abacate solitário? Antes de o descascar e provavelmente acabar por o comer à colher com um pouco de sumo de limão, pense em algumas alternativas.

Pois o dito abacate tinha mesmo a "sina" de não ser comido como peça de fruta. Ficou para uma entrada.

Ingredientes: (para duas pessoas)

1 abacate
4 rectângulos de queijo curado
5 tomates cherry
sumo de meio limão
sal
orégãos
um fio de azeite
um fio de vinagre balsâmico

Preparação:

Existem uns tomates cherry um pouco maiores, tipo o diâmetro de uma moeda de 2 Euros. Corte ao meio cinco desses tomates. Em cada metade tempere com uma pitada de sal grosso e orégão secos. Leve ao forno por cinco minutos após regar com um pequeno fio de azeite. Devem ficar ligeiramente assados mas não em demasia senão desfazem-se.

Entretanto enquanto tem o forno ligado descasque o abacate e regue com sumo de limão. Em pratos individuais disponha o abacate e o queijo em fatias alternadas. Deite um fio de vinagre balsâmico na orla do fruto.

Retire os tomates semi-assados e coloque no prato. Sirva-os ainda mornos.

2 comentários:

  1. Você deu um destino mais do que digno ao abacate, Parabéns!
    Adorei a idéia! Super original e criativa!
    E a foto ficou linda...de dar água na boca!
    bjs,

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Cláudio, muita imaginação e combinações exóticas, fiquei com vontade não só de cozinhar o que sugeres mas também entrar no campo da experiência!!! Belíssima ideia e ultra cuidada apresentação. Como te referi, tenho um grande pé de "erva príncipe" se quiseres um pé num vaso, é só dizeres. bjs Maria Amélia

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails